A plataformização do ensino e o estágio curricular supervisionado em Artes:

alguns apontamentos a partir do diálogo com Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10402

Palavras-chave:

plataformização do ensino, estágio curricular supervisionado, Michel Foucault, Arte na Escola, disciplina, neoliberalismo

Resumo

Este texto reflete sobre a plataformização do ensino e seus impactos tanto nos processos de ensino-aprendizagem das Artes na escola básica quanto no exercício do estágio curricular supervisionado. Dessa forma, opta-se por abordar este tema a partir do diálogo entre o legado de Michel Foucault (2010; 2014; 2008; 2000) – mais especificamente suas noções de disciplina e razão governamental neoliberal – e as práticas desenvolvidas por professores(as) em formação e em contato com a plataformização do ensino no estado do Paraná ao longo do exercício de seus estágios curriculares supervisionados. As problematizações tecidas evidenciam a plataformização do ensino como espécie de aparato digital fático dos instrumentos da disciplina e da arrancada neoliberal na escola, ao mesmo tempo em que, pelas resistências e desvios gerados, possibilitam a invenção de subjetividades e formas outras de existência.

 Palavras-chave: Plataformização do ensino; Estágio curricular supervisionado; Arte na escola; Disciplina; Neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4177-2464 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4340498790826970 E-mail: sidmar.gomes@uol.com.br

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Gomes, S. S. (2025). A plataformização do ensino e o estágio curricular supervisionado em Artes:: alguns apontamentos a partir do diálogo com Michel Foucault. O Mosaico, 20(01), 1–27. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10402

Edição

Seção

Dossiê Estágios Supervisionados em Artes: práticas, adversidades e formação docente