A plataformização do ensino e o estágio curricular supervisionado em Artes:
alguns apontamentos a partir do diálogo com Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2025.20.01.10402Palavras-chave:
plataformização do ensino, estágio curricular supervisionado, Michel Foucault, Arte na Escola, disciplina, neoliberalismoResumo
Este texto reflete sobre a plataformização do ensino e seus impactos tanto nos processos de ensino-aprendizagem das Artes na escola básica quanto no exercício do estágio curricular supervisionado. Dessa forma, opta-se por abordar este tema a partir do diálogo entre o legado de Michel Foucault (2010; 2014; 2008; 2000) – mais especificamente suas noções de disciplina e razão governamental neoliberal – e as práticas desenvolvidas por professores(as) em formação e em contato com a plataformização do ensino no estado do Paraná ao longo do exercício de seus estágios curriculares supervisionados. As problematizações tecidas evidenciam a plataformização do ensino como espécie de aparato digital fático dos instrumentos da disciplina e da arrancada neoliberal na escola, ao mesmo tempo em que, pelas resistências e desvios gerados, possibilitam a invenção de subjetividades e formas outras de existência.
Palavras-chave: Plataformização do ensino; Estágio curricular supervisionado; Arte na escola; Disciplina; Neoliberalismo.
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