A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440

Palavras-chave:

Performance musical, Práxis discursiva, Análise musical, Violão Solo, Semiótica musical

Resumo

Neste trabalho propomos traçar vetores para as movimentações que determinados usos performáticos perfazem através dos tempos em performances de violão solo. Para isso, fazemos a análise comparativa de três gravações distanciadas temporalmente – Segovia (1936), John Wiliams (1965) e Meng Su (2016) – do quarto movimento da sonata “Omaggio a Boccherini” op. 77, de Mario Castelnuovo-Tedesco. Utilizamos alguns conceitos basilares da proposta tensiva de Claude Zilberberg (2011) a fim de operacionalizar os desdobramentos analíticos de nossas análises. Por fim, discutimos as aproximações e distanciamentos que os elementos performáticos adquirem no decorrer histórico, bem como os efeitos de sentido que tais usos assumem tanto nas estratégias discursivas utilizadas, bem como nos diálogos estabelecidos com a tradição performática de seus contemporâneos, com a práxis em que se inserem.

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Biografia do Autor

Caio Victor de Oliveira Lemos, Universidade Estadual do Ceará

Caio Victor de Oliveira Lemos - Violonista e doutor em performance musical pelo Instituto de Artes da UNESP, possui graduação em música e mestrado em performance pela mesma instituição. Estudou violão também na Escola Municipal de Música de São Paulo, além de participar de diversos festivais e estudar com importantes violonistas do cenário nacional e internacional. Atua como solista e camerista e tem experiência como professor de violão individual e em grupo. Foi professor substituto de Violão e Educação Musical na Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2019. Atualmente é professor temporário de Violão e Harmonia na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carolina Lindenberg Lemos, Universidade Federal do Ceará

Carolina Lindenberg Lemos - Professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015), com estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII (2013). Foi professora temporária do Departamento de Linguística da USP (2016), onde realizou pesquisa de pós-doutorado em Historiografia da Linguística (2015-2016). Atualmente é líder do Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da UFC, membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP e editora da revista Estudos Semióticos (USP).

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Victor de Oliveira Lemos, C., & Lindenberg Lemos, C. (2023). A práxis da performance violonística: três gravações de “Omaggio a Boccherini”, de Tedesco. Revista Vórtex, 11(1), 1–38. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7440

Edição

Seção

Artigos