Debatendo as permanências do modernismo musical nacionalista no século XX.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7008

Palavras-chave:

Modernismo, Nacionalismo, História Institucional, Diplomacia Cultural, Quarteto de Cordas da UFRJ

Resumo

Discute-se a permanência dos debates realizados sobre o modernismo brasileiro ao longo do século XX a partir de uma análise dos discursos de engajamento estético e político propostos por Mário de Andrade, das ações institucionais oficiais que privilegiaram as produções dessa corrente estética em suas políticas culturais, educacionais e diplomáticas, bem como das ações de intérpretes e compositores na defesa do nacionalismo musical. Conclui que, para entender tal permanência, é necessário refletir sobre o papel que as instituições historicamente desempenharam, e que a análise da ação de outros agentes, como intérpretes, pode revelar aspectos ainda não explorados no estudo do modernismo.

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Biografia do Autor

Wesley Higino

Wesley Higino possui Bacharelado em Música com Habilitação em Violino pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e é Mestre em Musicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - linha de pesquisa: Linguagem e Estruturação Musical. Tem interesse na pesquisa da música nacionalista brasileira, em especial a modernista, história institucional, semiótica da música, e análise musical transdisciplinar. Pesquisador participante do Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo (GPEMUS), da Faculdade de Música do Espírito Santo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6884-861X. E-mail: wesley.nhp@gmail.com

Marcelo Rauta, Instituto Federal Fluminense

Marcelo Rauta é compositor ítalo-brasileiro, graduado e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu seu doutorado em música (Educação Musical) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação de Ermelinda A. Paz. Suas obras têm sido executadas em diversas salas de concerto brasileiras e internacionais, como Argentina, Chile, Estados Unidos e países da Europa. Possui obras premiadas nacionalmente e internacionalmente, além de CDs, partituras e livros publicados no Brasil e no exterior. Dentre seus trabalhos, destaca-se a Série “Obras para a Juventude”. Leciona Artes/Música, Canto Coral, Fundamentos da Musicalidade e Poéticas da Voz no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2341-5036. E-mail: marcelorauta@gmail.com

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Publicado

16.12.2022

Como Citar

Higino, W., & Rauta, M. (2022). Debatendo as permanências do modernismo musical nacionalista no século XX. Revista Vórtex, 10(3), 1–34. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7008

Edição

Seção

Artigos