Hiperpartitura: análise da rede de processos na criação de Khorwa-Myalwa, de Mikhail Malt

Autores

  • Lucas Quinamo Furtado de Mendonça Universidade Estadual de Campina
  • Danilo Rossetti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jônatas Manzolli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.9

Palavras-chave:

hiperpartitura, composição assistida por computador, música mista, análise do processo criativo,

Resumo

Este artigo analisa o processo criativo de Khorwa-Myalwa (2016), para flauta baixo e eletrônica, de Mikhail Malt, criada sob o paradigma da composição assistida por computador (CAC). A nossa visão se ancora em três aspectos: a) as ideias sobre as tecnologias intelectuais e hipertexto do filósofo Pierre Lévy (2010), b) as teorias sobre criatividade computacional de Margaret Boden (2009; 2004) e c) as proposições teóricas a respeito dos modelos de Mikhail Malt (2015) e Ronald Giere (2004). Desenvolvemos então uma nova abordagem que considera o processo criativo como uma rede que entrelaça os vários agentes da CAC. Definimos a noção de hiperpartitura para representar essa rede de ferramentas computacionais, ambientes de programação, bancos de dados e representações que surgem durante a CAC. A hiperpartitura mostra-se uma valiosa ferramenta para a compreensão dos agenciamentos na CAC e é útil tanto ao analista quanto ao compositor interessado em compreender os seus processos.

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Biografia do Autor

Lucas Quinamo Furtado de Mendonça, Universidade Estadual de Campina

Lucas Quinamo é mestrando em música pela Unicamp. Desenvolve pesquisa na área de sonologia sob orientação do Prof. Dr. Danilo Rossetti e co-orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Integra o coletivo de arte digital Ballet Fractal. Também é parte do coletivo Descompasso, com o qual mantém o canal Descompasso - Score Follower. Trabalha principalmente na área de música eletrônica e composição assistida por computador. Da sua produção musical fazem parte a música eletrônica de pista, a música eletroacústica, a música de câmara e a música mista. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1596-0026

Danilo Rossetti, Universidade Federal de Mato Grosso

Danilo Rossetti é professor, pesquisador e compositor cujo trabalho enfoca o uso da tecnologia em processos criativos, performances e análises musicais. É professor do Departamento de Artes da UFMT e professor colaborador da Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, e é doutor em Música pela mesma instituição, com perí­odo sanduí­che na Université Paris 8. Suas composições foram tocadas em diversos eventos como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTem, NIME, NowNet Arts, BIMESP, SBCM, ANPPOM, File Hipersônica e Bienal de Música Contemporânea da FUNARTE. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-8048

Jônatas Manzolli, Universidade Estadual de Campinas

Jônatas Manzolli combina a criação musical contemporânea e as ciências cognitivas com foco nos diálogos entre música e ciência. Esse estudo interdisciplinar resulta em obras eletroacústicas, instrumentais e multimodais. Compositor e matemático, professor titular do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, é um dos pioneiros na pesquisa brasileira em computação musical. Ele tem sido um pesquisador convidado no Instituto de Neuroinformática, Suí­ça, e no Grupo SPECS (SPECS) na Universitat Pompeu Fabra, Barcelona. Ele também é colaborador do CIRMMT, McGill University, Montreal, desde 2016. As realizações mais importantes de Jônatas Manzolli enfatizaram a delicada relação entre homem e máquina, incluindo o uso de inteligência artificial com interfaces digitais. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4257-7118

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Publicado

15.05.2021

Como Citar

de Mendonça, L. Q. F., Rossetti, D., & Manzolli, J. (2021). Hiperpartitura: análise da rede de processos na criação de Khorwa-Myalwa, de Mikhail Malt. Revista Vórtex, 9(1), 9. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.9

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