A linguagem do violão de 7 cordas – Uma palestra com Luiz Otávio Braga e Maurí­cio Carrilho

Autores

  • Luciano Lima Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2642

Resumo

Em janeiro de 1997, os violonistas Luiz Otávio Braga e Maurí­cio Carrilho fizeram parte do quadro de professores da XV Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de violão e prática de choro. Como uma atividade paralela à programação oficial, mas que complementava o conteúdo trabalhado nos cursos, organizaram no Conservatório de MPB de Curitiba uma palestra sobre o violão de 7 cordas. Participando da Oficina como aluno, estive presente na palestra e pude registrá-la em fitas cassete, somando aproximadamente uma hora e meia de relatos e demonstrações ao violão por parte dos professores. Este trabalho é o resultado de um projeto que realizou a transcrição da gravação na í­ntegra, falas e exemplos musicais, em conjunto com algumas anotações feitas na ocasião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Lima, Universidade Estadual do Paraná

Doutor (D. Mus.) pela Université de Montréal (Canadá), Mestre pela McGill University (Canadá) e Bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Como pesquisador, defendeu sua tese de doutorado sobre os quatro concertos para violão solo de Radamés Gnattali. Em 2017, lançou pela UNESPAR o livro Radamés Gnattali e o Violão de Concerto - uma revisão da obra para violão solo com base nos manuscritos. Desenvolve também atividades como arranjador e compositor, dedicando-se principalmente í  produção para violão tendo obras publicadas pela Productions d'OZ (Canadá). Atuou como professor na Universidade Federal de Pelotas, no Conservatório de MPB de Curitiba e também em festivais como a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Música de Londrina e o Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Atualmente é professor de violão e Análise Musical no curso de música da UNESPAR Campus II – FAP, em Curitiba. E-mail: limaviolao@gmail.com

Referências

BOLíO, Oscar. Batuque é um Privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. 3ª edição. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003.

BRAGA, Luiz Otávio e CARRILHO, Maurí­cio: palestra [jan. 1997]. Curitiba: XV Oficina de Música de Curitiba, 1997. 2 fitas cassete (90 min).

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. 10ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

01.12.2018

Como Citar

Lima, L. (2018). A linguagem do violão de 7 cordas – Uma palestra com Luiz Otávio Braga e Maurí­cio Carrilho. Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2642

Edição

Seção

Entrevista