Análise de atividades de percepção musical de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos (MPP)

Autores

  • Ricardo Dourado Freire Universidade de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2638

Resumo

Este artigo apresenta a Matriz de Processos Perceptivos (MPP) que foi elaborada para analisar diversas tarefas realizadas em aulas de percepção musical de acordo com parâmetros cognitivos. A principal fundamentação teórica para a elaboração da MPP é a teoria sobre audiação de Edwin Gordon. O artigo desenvolve a dimensão de familiaridade, a partir dos tipos de audiação, enquanto estende esta classificação através da localização da fonte musical. A MPP estabelece dois eixos de análise: 1) eixo desconhecido – conhecido e 2) eixo externo – interno, que formam quatro quadrantes de avaliação. O artigo apresenta a análise de trinta e seis atividades de percepção musical, envolvendo uma diversidade de meios e direções cognitivas, de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Dourado Freire, Universidade de Brasí­lia

Ricardo Dourado Freire – Professor Associado da Universidade de Brasí­lia – UnB nas áreas de Clarineta e Teoria Musical desde 1995. Realizou Doutorado (2000) e Mestrado em Clarineta (1994) pela Michigan State University e Bacharelado em Clarineta (1991) e Licenciatura em Música (1992), pela UnB. Exerceu também a função de presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas e participa do corpo editorial da revista The Clarinet, escrevendo, desde 2010, a coluna "News from Latin America". Participa ativamente em eventos internacionais de Clarinetistas tendo se apresentado em Portugal, EUA, Itália, Suécia, França, Noruega, Bulgária, Rússia, Venezuela, Colômbia, Peru e Brasil. Além da carreira de clarinetistas coordena o projeto de extensão Música para Crianças que oferece aulas de musicalização e iniciação instrumental para crianças de 6 meses a 9 anos. Desenvolveu especial interesse pela área de cognição musical, tendo publicado diversos artigos nas temáticas de processos perceptivos e performance musical. E-mail: freireri@gmail.com

Referências

ALCANTARA Neto, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (Mestrado). Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BARBOSA, M. F. S. Percepção Musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico cultural. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BROWN, J. Linear Models in Matrix Form: A Hands-On Approach for the Behavioral Sciences. New York: Springer, 2014.

FREIRE, Ricardo. Avaliação do ditado musical como ferramenta didática na percepção musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇíO EM MÚSICA (ANPPOM), XIV, Porto Alegre. Anais do XIV Congresso da ANPPOM. Porto Alegre: ANPPOM, 2003, p. 1147-1155.

GORDON, E. Learning Sequences in Music: Skill, Content and Patterns. 6a Edição. Chicago: GIA, 2007.

GORDON, E. Space Audiation. Chicago: GIA, 2015.

GROSSI, C. As ideias de Keith Swanwick aplicadas na percepcão musical. Revista Debates – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 4, pag. 23- 38, 2004.

HORN, Suelena de Araujo Borges. O ensino de percepção musical como prática - uma análise a partir de conceitos de Pierre Bourdieu. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, 2017, p.1-26

OTUTUMI, C. H. V. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de música. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2008.

OTUTUMI, C. H. V. O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos. Revista Vórtex, Curitiba, v. 2, p. 168-190, Dezembro 2013.

Downloads

Publicado

01.12.2018

Como Citar

Freire, R. D. (2018). Análise de atividades de percepção musical de acordo com a Matriz de Processos Perceptivos (MPP). Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2638

Edição

Seção

Artigos