Reflexões curriculares sobre perfil e demandas dos estudantes de música da UFPR

Autores

  • Danilo Ramos Universidade Federal do Paraná
  • Anderson Toni Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2635

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi realizar um levantamento sobre qual é o perfil e as demandas dos estudantes dos cursos de música da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2016 e relacioná-los de maneira reflexiva com a realidade dos referidos cursos e a filosofia da educação musical proposta por Elliott. 54 estudantes de segundo, terceiro e quarto ano (incluindo, também, estudantes desperiodizados), nas modalidades licenciatura (n=23) e bacharelado (n=31) responderam um questionário composto por 47 questões. Algumas demandas foram colocadas em evidência nos relatos sobre o que poderia ser mudado, pontos positivos e negativos dos cursos e no interesse dos estudantes sobre o currí­culo dos cursos de música. Os resultados foram discutidos à luz da filosofia da educação musical proposta por David Elliott, no intuito de contribuir para o estabelecimento de uma base teórica propulsora de um debate sobre o projeto pedagógico dos cursos de música da UFPR.

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Biografia do Autor

Danilo Ramos, Universidade Federal do Paraná

Danilo Ramos é bacharel em música popular pela UNICAMP com habilitação em piano, mestre e doutor em psicologia pela USP, com pós-doutorado em cognição musical pela Universidade de Borgonha, Dijon (França), sob a supervisão de Emmanuel Bigand. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e lí­der do Grupo de Pesquisa Música e Emoção (GRUME). E-mail: daniloramosufpr@gmail.com

Anderson Toni, Universidade Federal do Paraná

Anderson Toni é licenciado em música (2017) e mestrando em música (linha de pesquisa: educação musical / cognição) pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve sua pesquisa no Grupo de Pesquisa Música e Emoção (GRUME). E-mail: andersontoni12@gmail.com

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Publicado

01.12.2018

Como Citar

Ramos, D., & Toni, A. (2018). Reflexões curriculares sobre perfil e demandas dos estudantes de música da UFPR. Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2635

Edição

Seção

Artigos