Guerra, predação e alianças no sistema acústico tikmũ’ũn

Autores

  • Rosângela Pereira Tugny Universidade Federal do Sul da Bahia
  • José Ricardo Jamal Júnior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.896

Resumo

Este trabalho parte da ideia de que as práticas sonoras dos Tikmũ’ũn-Maxakali estão implicadas em uma complexa cosmologia. Refletimos, então, sobre o estatuto ontológico desse sistema musical, tendo em vista a modalidade relacional de predação que ele enseja. A guerra é aqui observada enquanto uma positividade agentiva contra o Estado e as forças unificadoras, nos termos de Pierre Clastres. Nesse sentido, analisamos algumas das diferentes modalidades de predação, tais como aquelas presentes nas guerras e vinganças canibais, situadas em um tempo mí­tico, bem como outras, cuja eclosão se deu no encontro com os brancos e outros tiranos. O texto é permeado por exemplos etnográficos relativos ao contato dos Tikmũ’ũn, com as alteridades, no que tange principalmente à música, sejam elas os espí­ritos ou os brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Pereira Tugny, Universidade Federal do Sul da Bahia

Rosângela Pereira de Tugny é professora da Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro e pesquisadora do CNPq. É integrante do INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa. Realiza desde 2002 pesquisas sobre os cantos dos povos amerí­ndios e coordena o grupo de pesquisas "O trabalho da memória através dos cantos", incluindo o registro e documentação sonora entre seis povos indí­genas junto ao Museu do Índio-Funai. Realizou em coautoria com os especialistas tikmũ’ũn alguns livros/dvds e filmes bilí­ngues de tradução de seus repertórios mí­ticos poéticos e musicais, bem como publicou outros livros e artigos que envolvem o tema da música e xamanismo, da diversidade musical e dos cantos dos povos tikmũ’ũn.

José Ricardo Jamal Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Jamal é etnomusicólogo, com pesquisa junto aos Tikmũ’ũn - Maxakali. Doutorando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, coordena o projeto Maxakali, do Programa de Documentação de Sonoridades Indí­genas – ProdocSon, Museu do Índio-Funai. Violonista do quarteto Corda Nova, dedicado à encomenda e estreia de obras do repertório contemporâneo para essa formação.

Downloads

Publicado

31.12.2015

Como Citar

Tugny, R. P., & Jamal Júnior, J. R. (2015). Guerra, predação e alianças no sistema acústico tikmũ’ũn. Revista Vórtex, 3(2), 159–177. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.896

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Som e/ou Música, Violência e Resistência"