Um Percurso de Pesquisas sobre Flausino Valle desde o Long Play de Jerzy Milewski (1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7431

Palavras-chave:

Flausino Valle, Música brasileira, violino brasileiro

Resumo

Este artigo apresenta percurso de trabalhos realizados sobre o compositor mineiro Flausino Valle (1894-1954). Valle foi violinista, escritor, poeta, professor e compositor que nasceu em Barbacena, mas viveu a maior parte de sua vida em Belo Horizonte. O objetivo desse trabalho é contribuir com pesquisadores interessados na obra de Valle, fornecendo subsídios para o desenvolvimento inicial ou a continuidade de seus estudos. Como metodologia, partimos de levantamento de trabalhos em repositórios de universidades e de busca por referências em trabalhos já publicados sobre o compositor Como resultado, observamos um escopo importante de pesquisas sobre Valle, com abordagens e objetivos distintos, que, no entanto, não esgotam novas possibilidades de caminhos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Vieira Feichas, Universidade Federal do Acre

Leonardo Feichas possui bacharelado em música/violino (2010), mestrado (2013) e doutorado em música (2021) pela UNICAMP e doutorado em Artes Musicais (2021) pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL). Participou de orquestras no estado de São Paulo e realizou concertos em países da Europa e das Américas. Atualmente, é professor de violino Universidade Federal do Acre (UFAC). Como violinista, possui uma intensa atividade como músico de orquestras, violinista solo e camerista. Como pesquisador, tem como temas de investigação o compositor brasileiro Flausino Valle (1894-1954) e no campo emergente da Investigação Artística. É um dos idealizadores do Encontro de Cordas Flausino Valle.

Emerson Luiz de Biaggi, Universidade Estadual de Campinas

Emerson de Biaggi possui graduação em engenharia (1984) e Bacharelado em Música pela Universidade de São Paulo (1988), Master of Music in String Performance - Boston University (1992), Doctor of Musical Arts - University of California Santa Barbara (1996) e Livre Docência pela UNICAMP. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: viola, música de câmara, compositores brasileiros contemporâneos.

David John Cranmer, Universidade Nova de Lisboa

David Cranmer possui B. A. (Music) - University of Cambridge (1976), Master of Music - University of London (1977) e Ph. D. em Music - University of London (1997). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Nova de Lisboa. Na sua unidade de investigação, o Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM) é responsável pela linha de investigação de Estudos Luso-Brasileiros, pelo Núcleo Caravelas (Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira), e projetos sobre o Teatro de S. Carlos (Lisboa), Marcos Portugal, e Música Vocal Luso-Brasileira nos sécs. XVIII e XIX (projeto bilateral com a Unicamp).

Referências

ABREU, Vitor Chagas de. Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só de Flausino Vale [manuscrito]:cinco transcrições e análise interpretativas para viola de arco. Belo Horizonte: UFMG. Dissertação de mestrado, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/AAGS-A4YHCN, acesso em: 20/01/2021

ALVARENGA, Hermes Cuzzuol. Os 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só de Flausino Vale: aspectos da linguagem musical e violinística. Porto Alegre: UFRGS. Dissertação de mestrado, 1993. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141532/000045498.pdf, acesso em: 05/06/2019.

ALVARENGA, Hermes Cuzzuol; RIBEIRO, Paulo Leniuson. Prelúdios ou Estudos: dualidade nos Prelúdios para Violino solo de Flausino Vale. Revista Música Hodie, v.6, n.12 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Reis e Gláucia Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BERBERT, Álisson Carvalho. Marcos Salles, Flausino Vale e Nicolò Paganini: análise comparativa entre caprichos e prelúdios para violino solo. Rio de Janeiro: UNIRIO. Tese de doutorado, 2020. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/13187. Acesso em 10/08/2022.

CHTEREVA, Margarita Mihaylova. Os Capriccios de Peter Hristoskov e 26 Prelúdios de Concerto Característicos para Violino Solo de Flausino Vale. Plovdiv: Academia de música, dança e Belas Artes “Prof. Asen Diamandiev”. Tese de doutorado, 2019.

FEICHAS, Leonardo Vieira. Da Porteira da Fazenda ao Batuque Mineiro: o Violino Brasileiro de Flausino Valle. 1a. Edição. Curitiba: Editora Prismas, 2016.

FEICHAS, Leonardo Vieira. Os 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só de Flausino Valle : observações teórico-práticas para sua interpretação. Campinas: UNICAMP. Dissertação de mestrado, 2013. Disponível em : http://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908649?guid=1660856876188&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1660856876188%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d908649%23908649&i=2 Acesso em 10/08/2022

FEICHAS, Leonardo Vieira; KELLER, Damián; Silva, Carlos Eduardo; DA SILVA, Marxson Henrique. Sons Biofônicos e Criação Musical: Estudos exploratório dos fatores criativos utilizando emulações instrumentais de sons cotidianos. In: SIMA - Anais do 6.o Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA). 2017

Disponível em: https://hal-hprints.archives-ouvertes.fr/hprints-01985312/document

Acesso em 20 Ago. 2022

FEICHAS, Leonardo Vieira; DA SILVA, Elder G. Relations between title and musical discourse: preliminary results of a study on music appreciation In: X Conferencia Regional Latinoamericana de la ISME, Lima, 2015.

FEICHAS, Leonardo Vieira; BIAGGI, Emerson Luiz; CRANMER, David. Estudo de Caso do Prelúdio XIV- APorteira da Fazenda, de Flausino Valle (1894-1954): a importância de aspectos extra musicais na construção de uma interpretação musical. In: PALHARES, Taís e PRADA, Teresinha (org.): Música, estudos culturais e educação: ações reflexões e pesquisas. 1. Ed. Vol. 2 – Cuiabá: EdUFMT, 2021.

FEICHAS, Leonardo Vieira ; The onomatopoeic effects (imitation / evocation) in the work of Flausino Valle (1894-1954): a case study on the use of the Alla Guitarra technique. In: ESTA - European Strings Teacher Association (ESTA), 2021. Disponível em: https://estaportugal.pt/conferencia-2020/conference-book/.Acesso em 19 ago. 2022.

FEICHAS, Leonardo Vieira; El uso de disonancias en la obra de Flausino Valle (1894-1954) y sus interpretaciones In: Panoramas 2021, Valência, 2021. Disponivel em: https://siimi.medialab.ufg.br/p/38651-anais-2021 Acesso em 20 ago. 2022.

FEICHAS, Leonardo Vieira; OSTERGREN, Eduardo; TOKESHI, Eliane. As Fichas Interpretativas na obra de Flausino Valle: a construção de uma interpretação musical. In: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 22, 2012, João Pessoa. Anais da ANPPOM. Campinas: UNICAMP, 2012, p. 1048-1055.

FEICHAS, Leonardo Vieira; RIBEIRO, Letícia Porto. Flausino Valle: Questões da Natureza e Infância em seus Poemas. Anais da XIII Jornadas Andinas de Literatura Latino Americanas (JALLA), 2018, Rio Branco, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37328060/Anais_da_XIII_Jornadas_Andinas_de_Literatura_Latinoamericana Acesso em 15/08/2022

FEICHAS, Leonardo Vieira; RIBEIRO, Letícia Porto. Um olhar decolonial sobre a obra de Flausino Valle. In: ISHII, Raquel e LUCKNER, João Marcos (org.) Literaturas, memórias e oralidade. Rio Branco: Nepan Editora, 2020.

FEICHAS, Leonardo Vieira; A Prática Instrumental como Investigação Artística aplicada a obra de Flausino Valle (1894-1954): o Processo e um Produto. Tese de Doutorado. Campinas/Lisboa: UNICAMP/UNL, 2021.

FRÉSCA, Camila. Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2008.

FEICHAS, Leonardo Vieira. Flausino Vale e os 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só. In: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). São Paulo, 2007.https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/musicologia/musicol_CFresca.pdf Acesso em 16/08/2022.

KELLER, Damián; FEICHAS, Leonardo Vieira. Ecocompositional and Performative Strategies for Creative Usage of Everyday Sounds: Creative Semantic Anchoring. Leonardo Journal , 51 (2): 195–196, 2018. Disponível em: https://direct.mit.edu/leon/article-abstract/51/2/195/46425/Ecocompositional-and-Performative-Strategies-for?redirectedFrom=fulltext Acesso em 16 ago.2022.

KELLER, Damián; MESSINA, Marcelo; SILVA, Carlos Eduardo; FEICHAS, Leonardo Vieira. Embasamento da Ancoragem Semântica Criativa: Estudo Exploratório com Emulações Instrumentais. In: Special Issue on Ubiquitous Music. Journal of Digital Media & Interaction. Vol 3 No 5. 2020. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/3720. Acesso em 16 ago. 2022.

SILVESTRE, Norma Graça. Flausino Valle: violino soberano. Belo Horizonte: adi edições, 2022.

MESSINA, Marcello; FEICHAS, Leonardo Vieira ; RIBEIRO , Letícia Porto. Musique Concrète Instrumentale and Coloniality of Knowledge: Helmut Lachenmann, Flausino Valle and the Euro-normative Bias of New Music Genealogies. In: II Congreso MUSAM: En, Desde y Hacia las Americas. Migraciones Musicales: Comunidades Transnacionales, Historia Oral y Memoria Cultural. Madrid: Universidad Complutense de Madrid. 2019

MESSINA, M.; GÓMEZ MEJÍA, C. M.; FEICHAS, L. V.; SILVA, C. E. da; MARTINS, A. J. de S. Música experimental, técnicas estendidas e práticas criativas como ferramentas decoloniais: um relato de várias torções e tensões. Proa: Revista de Antropologia e Arte, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 101–121, 2020. Disponível em: https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/proa/article/view/3459. Acesso em: 16 ago. 2022.

MILEWSKI, Jerzy (coord.). Flausino Valle: O Paganini Brasileiro. Editora Europa, 1985.

PAULINYI, Zoltan.Uso da técnica 'sotto le corde' como elemento surpreendente e inovador em obra para violino solo de Flausino Vale. In: ANPPOM, XX Congresso da ANPPOM. (Anais). Florianópolis, 2010, p. 1338 – 1342.

PAULINYI, Zoltan. Flausino Vale and the Sotto le corde technique. Disponível em: https://web.archive.org/web/20150606203648/http://no14plusminus.ro/2010/06/10/flausino-vale-and-the-sotto-le-corde-technique/. Acesso em 13/03/2023,

PAULINYI, Zoltan. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo. 197 f. Dissertação de mestrado. Departamento de Música, Universidade de Brasília, Brasília. 2010.

PAULINYI, Zoltan (FlausinoVale). 28 Preludes For Solo Violin (28 Prelúdios Para Violino Só). Brasília, 2021. 80 p., violino.

SALLES, Marena Isdebski. Arquivo vivo musical. Nove Figuras da música brasileira. O violino e a arte do lutiê. Brasília: Thesaurus, 2007.

VALLE, Flausino Rodrigues. Caderno de Notas Curiosas. Barbacena/ Belo Horizonte: 1894-1954. Diário de notas pessoais.

VALLE, Flausino Rodrigues. Músicos Mineiros. Edição comemorativa do cinquentenário de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1948.

VALLE, Flausino Rodrigues. Elementos de Folclore Musical Brasileiro. 2a. Edição. São Paulo: Editora Brasiliana, 1978.

VALLE, Flausino Rodrigues. Elementos de Folclore Musical Brasileiro. 1a. Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

Películas

Flausino Valle: o Paganini brasileiro. Diretor: Fred Furtado. Produção de Berg Morazzi (ABRA), Evandro Alessio e Gabriel Zambon. Brasil, 2018. Mídia digital.

Audio Files. Diretor: Wladimir Candini. Produção de Cria Cuervos: produções sonoras. Brasil, 2019. Mídia digital.

Downloads

Publicado

19.05.2023

Como Citar

Vieira Feichas, L., de Biaggi, E. L., & Cranmer, D. J. (2023). Um Percurso de Pesquisas sobre Flausino Valle desde o Long Play de Jerzy Milewski (1985). Revista Vórtex, 11(1), 1–24. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7431

Edição

Seção

Artigos