Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6761

Palavras-chave:

Análise musical, sonoridades, música popular, música de montagem, composição

Resumo

Se o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club” (1967) representou um marco na história da música popular, foi também por ter ajudado a definir uma nova estética musical no âmbito da música midiatizada: a estética da sonoridade. Segundo Molina (2014), durante a produção do álbum foram propostas manobras de criação em estúdio, a partir da sobreposição de camadas sonoras, o que o autor nomeou como Música de Montagem. A contribuição deste artigo é dialogar com o conceito de Música de Montagem ao apresentar ferramentas que contribuem tanto para o processo de análise quanto de composição, tendo a sonoridade como objeto. Tais ferramentas são fruto de uma síntese dos recursos apresentados por Molina (2014) e por Guigue (2011). No final do artigo, propomos uma discussão acerca dos possíveis desdobramentos do uso dessas ferramentas para análise em outros contextos musicais, evidenciando o impacto dessa estética na música popular.

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Biografia do Autor

Luisa Meirelles, Universidade Estadual de Campinas

Luisa Meirelles é cantora, compositora e pesquisadora da área de Música. Mestre em música pela UNICAMP e doutoranda em música pela mesma instituição. Sua linha de pesquisa envolve criação musical, educação musical, canto popular e música popular. Em 2022, através de financiamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do PROAC, lançou o álbum “Água Clara” que conta com composições próprias e em parceria com a cantora e compositora Luciana Viana.

Jônatas Manzolli, Universidade Estadual de Campinas

Jônatas Manzolli É graduado em Matemática Aplicada Computacional (1983) e em Composição e Regência (1987) e é mestre em Matemática Aplicada (1988) ambos pela Uncamp. Desenvolveu seu doutorado (PhD) na University of Nottingham (1993) sobre Composição Musical. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Compositor e matemático, pesquisa a interação entre Arte e Tecnologia em criação musical, computação musical e ciências cognitivas. Atua no programa de pós-graduação em Música com ênfase em Processos Criativos e Fundamentos Teóricos em Música e Tecnologia.

Regina Machado, Universidade Estadual de Campinas

Regina Machado é cantora, violonista, compositora e pesquisadora. Possui 4 cds lançados (“Sobre a Paixão”, “Pulsar”, “agora o céu vai ficando claro” e “Multiplicar-se única- canções de Tom Zé”). É professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Autora do livro A voz na canção popular brasileira-um estudo sobre a vanguarda paulista pelo Ateliê Editorial.

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Publicado

29.09.2022

Como Citar

Meirelles, L. D. A. M., Manzolli, J. ., & Machado, R. (2022). Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular. Revista Vórtex, 10(2), 1–28. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6761

Edição

Seção

Dossiê “55 anos de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”