Performance, interatividade e localidade em "Santos Football Music" de Gilberto Mendes

Autores

  • Fernando de Oliveira Magre Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Fernandes Rosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.6

Palavras-chave:

Gilberto Mendes, Música-teatro, Produção de localidade, Campos musicais, Participação,

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise da obra "Santos Football Music" de Gilberto Mendes em performance realizada pela Orquestra Sinfônica de Santos em 2005 e registrada em ví­deo para compor o documentário "A Odisseia Musical de Gilberto Mendes" (2006). Esta obra se caracteriza como uma prática de música-teatro, em que elementos cênicos e visuais se unem a elementos sonoros. A participação do público na performance também é um componente fundamental da obra. Desviando de uma perspectiva analí­tica voltada ao objeto-partitura, buscamos neste trabalho abordar a obra pelo viés da sua performance. Para tanto, nos apoiamos nas distinções de modos de fazer música de Thomas Turino (2008) e na perspectiva de localidade de Arjun Appadurai (1996).

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Biografia do Autor

Fernando de Oliveira Magre, Universidade Estadual de Campinas

Fernando de Oliveira Magre é doutorando em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp) com bolsa FAPESP (Processo nº 2018/04308-3), mestre em musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com bolsa FAPESP, graduado em música e especialista em regência coral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro colaborador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolveu estágios de pesquisa com bolsas FAPESP e CESEM/FCT. Membro do Centro de Estudos em Música e Mí­dia (MusiMid) e do comitê editorial da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mí­dia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1608-1389

Luciana Fernandes Rosa, Universidade de São Paulo

Luciana Fernandes Rosa é doutora em Educação Musical pela USP com pesquisa sobre a transmissão do Choro. É mestra em Violoncelo pela Louisiana State University (EUA), bacharel em Violoncelo e licenciada em música pela Universidade de São Paulo. Tocou em diversas orquestras no Brasil e EUA. Atua na música popular e no ensino de instrumento. Apresentou trabalhos acadêmicos e ministrou oficinas na Espanha, México, Cuba e em várias universidades brasileiras. Publicou diversos artigos em periódicos brasileiros. É membro do Projeto FAPESP O Musicar Local – Novas trilhas para etnomusicologia. É pesquisadora do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil junto ao IPHAN. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9889-2809

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Publicado

15.05.2021

Como Citar

Magre, F. de O., & Rosa, L. F. (2021). Performance, interatividade e localidade em "Santos Football Music" de Gilberto Mendes. Revista Vórtex, 9(1), 6. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.6

Edição

Seção

Artigos