O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas

Autores

  • Alexsander Jorge Duarte INET-md – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14

Palavras-chave:

Loop station, pedais de efeito, notação musical, gesto intelectual, didática

Resumo

O objetivo deste artigo eÌ discutir sobre as possibilidades de uso da Loop Station em performances musicais e suas implicações. O texto centra-se na criação e performance de um arranjo/exerciÌcio que consiste numa colagem das obras musicais Beat 70 (Pat Metheny) e Asa branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e utiliza como setup: flauta transversal, Loop Station Boss RC-30, pedal Guitar Processor GP-10 e Footswitch. Busca-se, portanto, abordar o processo de preparação, elaboração e performance, descrevendo aspetos importantes como: conf iguração de paraÌ‚metros de efeitos, exigeÌ‚ncias interpretativas com relação ao movimento do corpo no controle de pedais e criteÌrios para notação musical. Este arranjo/exerciÌcio foi desenvolvido com fins didaÌticos, onde a componente tecnoloÌgica eÌ signif icativamente simples, visto ser direcionado para pessoas com pouca ou nenhuma experieÌ‚ncia com pedais de efeitos e tem sido usado em workshops realizados em escolas de muÌsica, festivais, confereÌ‚ncia e outros tipos de encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsander Jorge Duarte, INET-md – Instituto de Etnomusicologia, centro de estudos em música e dança

Alexsander Duarte: Suas atividades acadeÌ‚micas incluem a produção de concertos, CDs, filmes, artigos, capiÌtulos de livros, partituras e comunicações. EÌ Doutor em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro onde atualmente desenvolve um poÌs-doutoramento. Integra a equipa de 3 Projetos financiados pela FCT: a) AtlaS: AtlaÌ‚ntico SensiÌvel, b) SOMA: Sons e MemoÌrias de Aveiro, c) Xperimus: Experimentação em muÌsica na cultura portuguesa. Possui experieÌ‚ncia em pedagogia em conservatoÌrios e tambeÌm regeÌ‚ncia de bandas de sopro e coral. AleÌm dos seus projetos artiÌsticos a solo, colabora com o tradicional grupo de muÌsica portuguesa Toques do Caramulo atuando em paiÌses da Europa e AÌfrica. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9553-802X

Referências

BARBOSA, Jerônimo; WANDERLEY, Marcelo M; HUOT, Stéphane. Exploring playfulness in Nime design: the case of live looping tools. NIME, 2017. Disponí­vel em: <http://homes.create.aau.dk/dano/nime17/papers/0018/index.html>. Acesso em 01 jul. 2019.

CHAIB, Fernando. O Gesto na Performance em percussão: Uma abordagem Sensorial e Performativa. Tese (Doutorado), Departamento de Comunicação e Arte/DECA, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2012. Disponí­vel em: <https://ria.ua.pt/handle/10773/9880>. Acesso em 01 jul. 2019.

LABAN, R. 1978. Domí­nio do Movimento. Traduzido por A. M. B. DE VECHI e M. S. M. NETTO. 5a ed. São Paulo: Summus Editorial. Edição original, Mcdonald & Evans Limited, 1971.

MARCHINI, Marco; PACHET, François; and CARRÉ, Benoît. Rethinking reflexive looper for structured pop music. NIME, 2017. Disponí­vel em: <https://www.nime.org/proceedings/2017/nime2017_paper0027.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.

MULDOR, J. The loudspeaker as musical instrument. In Proceedings of the 2010 Conference on new interfaces for musical expression (NIME, 2010). P.: 13-18. Sidney, Austrália. Disponí­vel em: <https://www.nime.org/proceedings/2010/nime2010_013.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.

PACHET, François; ROY, Pierre; MOREIRA, Julian; and D'INVERNO, Mark. Reflexive loopers for solo musical improvisation. In Proceedings of the sigchi conference on human factors in computing systems (chi '13). ACM, New York, NY, USA, 2013. (2205-2208) DOI=http://dx.doi.org/10.1145/2470654.2481303. Disponí­vel em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2470654.2481303>. Acesso em: 01 jul. 2019.

PAIVA, J. E. R. Música e Tecnologia, do vinil ao mp3. Contemporânea (UFBA. Online), v. 10, p. 99-112, 2012. Disponí­vel em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5796>. Acesso em: 02 jul. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/1809-9386contemporanea.v10i1.5796.

PEDRASSE, Carlos E. Banda de pí­fanos de caruaru: Uma análise musical. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 2002. Disponí­vel em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284904>. Acesso em: 02 jul. 2019.

ROCHA, Fernando de Oliveira. Works for percussion and computer-based live electronics: aspects of performance with technology. Dissertação (Doutorado). Schulich School of Music, McGill University, Montreal, Canadá, 2008. Disponí­vel em: < https://repository.asu.edu/attachments/163967/content/Wier_asu_0010E_15461.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2019.

SARDO, Susana. Shared Research Practices on and about music: toward decolonizing colonial ethnomusicology. In Josep Martí­ and Sara Revilla (Org) Making Music, Making Society. Cambridge, Cambridge Scholars, 217-238, 2017.

Trabalhos musicais citados

GONZAGA, Luí­s; TEIXEIRA, Humberto. (Compositores). Asa branca . Gravadora Victor, 1947. Suporte: 78 rpm.

METHENY, Pat. (Compositor). Beat 70. Geffen Records, 1989. Suporte: CD.

GORI, Michele. Electric Flute Project. Disponí­vel em: http://www.michelegori.it/. Acesso em 01

jul. 2019.

PROKOFIEV, Gabriel. (Compositor). Import/Export. 2008. Disponí­vel em: https://gabrielprokofiev.bandcamp.com/album/import-export-gabriel-prokofiev-suite-for-global- junk. Acesso em 01 jul. 2019.

MAIER, Florian Magnus. (Compositor). Slipstream. Disponí­vel em: https://www.ntcshop.nl/a- 38576117/trombone-solo/slipstream-florian-magnus-maier/. Acesso em 01 jul. 2019.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Duarte, A. J. (2020). O uso da Loop Station em performance musical: implicações e exigências interpretativas. Revista Vórtex, 8(2), 14. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.14

Edição

Seção

Artigos