Avaliar é desvendar metáforas: reflexões sobre avaliação em Educação Musical

Autores

  • Alexandre Siqueira de Freitas Universidade Federal do Espí­rito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2641

Resumo

Procuramos, ao longo deste texto, expor e problematizar alguns dos muitos aspectos da avaliação em artes, particularmente em educação musical. Para isso, nos amparamos em conceituações e reflexões provindas de autores de diversos campos, como Luigi Pareyson, Teixeira Coelho, João-Francisco Duarte Júnior e Keith Swanwick. Ressaltamos a necessidade da explicitação do caráter simbólico de toda avaliação, muitas vezes empobrecido pelo imperativo institucional de quantificação de processos e produtos. A partir de considerações sobre a proposta avaliativa de Swanwick, fundamentada na "Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical" , a avaliação musical é entendida como uma constante busca por metáforas que transformam experiências ordinárias em experiências artí­sticas e significativas.

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Biografia do Autor

Alexandre Siqueira de Freitas, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutor em Artes/MuÌsica pela Universidade Paris-Sorbonne e pela Universidade de São Paulo (cotutela), Mestre em Musicologia pela Universidade de Toulouse (Le Mirail) e Bacharel em MuÌsica (Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente eÌ professor dos cursos de MuÌsica (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do EspiÌrito Santo (UFES) e do Programa de PoÌs-Graduação em Artes da mesma universidade. EÌ co-liÌder do Grupo de Pesquisas "NuÌcleo de Estudos em MuÌsica e Educação" (UFES). AleÌm de estudos na aÌrea de educação, desenvolve pesquisas em teoria da arte, relações entre modalidades artiÌsticas, esteÌtica e poeÌtica. EÌ autor do livro "Rencontre des arts" (Harmattan, 2015). E-mail: alexandre_sfreitas@yahoo.com.br

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Publicado

01.12.2018

Como Citar

de Freitas, A. S. (2018). Avaliar é desvendar metáforas: reflexões sobre avaliação em Educação Musical. Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2641

Edição

Seção

Artigos