Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema

Autores

  • Luciano Zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo De Carli Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2147

Resumo

Este trabalho apresenta em forma de texto considerações a respeito de Repetitivo e Barulhento, um conjunto de disco, obra audiovisual e performance criado por Luciano Zanatta e Ricardo De Carli. Os autores são integrantes do Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS e da Medula – coletivo de experimentação sonora. São apresentados aspectos técnicos e conceituais do processo de criativo e relatos memoriais dos autores, na forma de um discurso que alterna entre primeira e terceira pessoa. Repetitivo e Barulhento dialoga com os campos da música popular e do ruí­do a partir de uma perspectiva de música experimental. O texto aqui apresentado não pretende ser um comentário externo à obra à qual faz referência e, sim, uma camada a mais na sua composição, seguindo, assim, os princí­pios de pensar fazendo e fazer pensando que caracterizam a pesquisa artí­stica como modalidade de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Zanatta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luciano Zanatta é doutor em composição pela UFRGS. Faz parte da Medula – experimentos sonoros e coordena o Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS. Atualmente é professor do Departamento de Música da UFRGS, ministrando disciplinas de Música Popular e Música Eletrônica. E-mail: lucianozanattaterra@gmail.com

Ricardo De Carli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ricardo De Carli é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS e cursa Bacharelado em Música Popular na UFRGS. Integra os coletivos Medula, OMAR Filmes e Frisbe Filmes, nos quais experimenta através de som, fotografia, ví­deo e desenho. É bolsista de iniciação cientí­fica junto ao Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS. E-mail: RiCaRdO_d_Carli@hotmail.com

Referências

CAESAR, Rodolfo. Sujeito e objeto em loop: escutar nas entrelinhas. In: SIMPOM, (3), 2014, Rio de Janeiro. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro, 2015. 1-17.

CAMPESATO, Lilian. Vidro e Martelo: contradições na estetização do ruí­do em música. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2012.

COESSENS, Kathleen, CRISPIN, Darla, DOUGLAS, Anne. The artistic turn – a manifesto. Ghent: Orpheus Institute, 2009.

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Unesp, 2011.

HARVEY, Jonattan. Music and Inspiration. Londres: Faber & Faber, 2000.

HURON, David. Sweet Anticipation: music and the psychology of expectation. MIT Press, 2008.

IAZZETTA, Fernando. Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – São Paulo: ANPPOM, 2014

IWAO, Henrique. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2012.

KIM-COHEN, Seth. In the blink of na ear – toward a non-cochlear sonic art. Nova Iorque: Continuum, 2009.

KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol. 8. (Spring, 1979), pp. 30-44.

LÓPEZ CANO, Rúben; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artí­stica en música: problemas, métodos, experiencias e modelos. México e Barcelona: Fondo Nacional para la Cultura y las Artes de México e ESMUC, 2014.

NOGUEIRA, Isabel, ZANATTA, Luciano e MACHADO, João Carlos. Lusque-Fusque: Composición y Performance entre Canción y Musica Experimental. Ideas Sónicas año 9 nº 17. Centro Mexicano para la Musica y las Artes Sonoras. Morelia: CMMAS, 2016.

REYNOLDS, Roger. Form and method – composing music – the Rothschild essays, Stephen McAdams (ed). Nova Iorque: Routledge, 2002.

ZANATTA, Luciano. Música Popular: considerações sobre o campo no contexto universitário. Simpósio de Estética e Filosofia da Música. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Downloads

Publicado

01.06.2017

Como Citar

Zanatta, L., & De Carli, R. (2017). Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema. Revista Vórtex, 5(2), 1–13. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2147

Edição

Seção

Artigos