Sobre a Revista

Missão

A Revista Vórtex é um periódico online, de acesso aberto, dedicado à música e editado sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Brasil. Tem como propósito a divulgação e compartilhamento gratuito de pesquisas originais para a comunidade acadêmica, nas seguintes subáreas e campos temáticos da música: Criação Sonora e Composição Musical; Computação Musical e Tecnologia da Música; Estudos do som e Sonologia; Estética e Filosofia da Música; Performance Musical; Análise, Percepção e Teoria Musical; Musicologia e Etnomusicologia; Música Popular. A Política Editorial estimula a submissão de trabalhos em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês ou espanhol, e dentro das categorias de artigo, resenha, tradução e entrevista. Os trabalhos submetidos são avaliados e revisados por pareceristas ad hoc de diferentes instituições universitárias brasileiras e internacionais, em regime duplo-cego (double-blind peer review), de acordo com o compromisso de boas práticas editoriais expressas pela Revista Vórtex em sua Política de Ética de Publicação. A Revista Vórtex é classificada no estrato A1 do Qualis Periódicos da CAPES (quadriênio 2017-2020), e indexada em diversas bases bibliométricas internacionais.

Periodicidade

Fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos dois artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem a necessidade de obter autorização prévia do editor ou autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

Questões de Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade

A Revista Vórtex assume publicamente seu compromisso com a promoção da igualdade e acessibilidade em todas as suas práticas e ambientes. Este compromisso está alinhado com os princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade) conforme estabelecido pela Declaração IDEIA (https://25.scielo.org/declaracao-ideia/). Nossa missão inclui garantir uma equipe editorial diversificada em termos de gênero, origem geográfica, etnia e afiliações institucionais. Para garantir a imparcialidade em nosso processo editorial, adotamos medidas transparentes que asseguram a equidade em todas as etapas de avaliação. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas por diferentes indivíduos e comunidades, e estamos comprometidos em oferecer apoio personalizado quando necessário. Além disso, apoiamos ativamente iniciativas voltadas para a igualdade de gênero e buscamos estratégias que promovam uma maior representatividade na comunidade acadêmica e científica. Isso inclui o apoio às mulheres, membros da comunidade LGBTI+, povos nativos e etnias em situações de vulnerabilidade e marginalização. Nossa posição está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 (ODS 5), estabelecido pela ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5). Estamos empenhados em promover esses valores em todas as nossas atividades e em contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e igualitário.

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação é do tipo duplo cego. Cada submissão passará por dois pareceristas. Havendo divergência nas avaliações, um terceiro membro será adicionado no processo. Segue abaixo um fluxograma do processo de avaliação / publicação como um todo: