Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados

Autores

  • Janaina dos Santos Moscal Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897

Resumo

Investiga-se neste texto como as formas de composição, nos contextos de produção musical sem-terra, são articuladas a constituição de repertórios "engajados" . Pensando suas relações a partir da ideia de uma escuta militante, que ganha corpo com os debates sobre arte encontrados em cursos e publicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Aparecem aqui as confraternizações, os conflitos, as trocas e as diferenças que marcam estes espaços de circulação da música. Repertórios variados, compostos por canções difundidas em assentamentos e acampamentos de todo o território nacional, mais ou menos aderentes à uma produção musical dita militante, que penso como fruto de uma escuta especializada. Reflete-se aqui sobre a elaboração de um repertório, formado em sua base pela "canção igrejeira" e pela paródia, que vem atualizando-se nos diferentes contextos pelos quais o MST passou nestes 30 anos de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina dos Santos Moscal, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Paraná. Tem graduação em Comunicação Social e especialização em Comunicação, Cultura e Arte. Pesquisa os temas arte, polí­tica, música, campesinato e movimentos sociais. Atua também na área de patrimônio imaterial, tendo participado da produção de inventários e pesquisas antropológicas.

Downloads

Publicado

31.12.2015

Como Citar

Moscal, J. dos S. (2015). Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados. Revista Vórtex, 3(2), 178–187. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Som e/ou Música, Violência e Resistência"