O lamento de Fedra ou o lamento de Lilian Campesato na imagem de Fedra

Autores

  • Tânia Mello Neiva Universidade Federal da Paraí­ba
  • Thiago Cabral Universidade Federal da Paraí­ba

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.888

Resumo

Neste artigo, abordamos a relação entre "Fedra" , peça para voz solo de Lilian Campesato, as lamentações praticadas em ritos funerários e as personagens femininas da tragédia grega, com o objetivo de levantar discursos e signos sobre a emoção e o papel que as mulheres desempenham neles. Levando em consideração autores como Bourdieu, Perrot, Dominici, Del Priori, McClary, Cusick, Bonini Baraldi-, Tolbert, Mazo, Rosemberg, Nietzsche e outros, nós partimos da premissa de que existe uma correlação de ordem semântica e sonora entre Fedra e as lamentações rituais. Neste sentido, a investigação centrou-se no estudo dos sonogramas a fim de identificar de que maneira os materiais vocais encontrados estabelecem expressões afetivas. Constatamos que os lamentos e a música Fedra possuem forte aproximação, ainda que reconheçamos que determinadas estratégias assumidas pela compositora traduzem uma postura singular quanto à disposição dos sons e do significado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Mello Neiva, Universidade Federal da Paraí­ba

Tânia Mello Neiva é violoncelista e pesquisadora em música. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em Musicologia/Etnomusicologia do programa de pós graduação em Música da UFPB - Universidade Federal da Paraí­ba. Tem como orientador o Prof. Dr. Didier Guigue e co-orientadora a Profa. Dra. Adriana Fernandes e pesquisa as mulheres na música experimental brasileira. Obteve seu tí­tulo de mestre em 2006, em musicologia histórica pela UNICAMP. Em sua pesquisa intitulada "Cinco Mulheres Compositoras na Música Brasileira Erudita Contemporânea"; investigou a inserção da mulher no campo da composição brasileira erudita na segunda metade do século XX através de cinco estudos de caso: Jocy de Oliveira, Maria Helena Rosas Fernandes, Vânia Dantas Leite, Marisa Resende e Denise Garcia. Para realização da pesquisa contou com o financiamento da FAPESP.

Thiago Cabral, Universidade Federal da Paraí­ba

Thiago Cabral é especialista, mestre e doutorando em musicologia, com linha de pesquisa em musicologia sistemática dos séculos XX e XXI pela UFPB, sob orientação de Didier Guigue. Como docente, ministrou disciplinas teóricas e de instrumento (piano) em cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) na UFPI, UFPB, IFRN e atualmente no IFPI. Possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais na área de musicologia, teoria e análise musical. Sua Tese busca o desenvolvimento de um modelo capaz de abarcar, de maneira equilibrada, aspectos técnicos, estéticos, criativos e sócio-contextuais por meio da peça "Sinfonia em Quadrinhos" (1986) do compositor alagoano Hermeto Pascoal (1936).

Downloads

Publicado

31.12.2015

Como Citar

Neiva, T. M., & Cabral, T. (2015). O lamento de Fedra ou o lamento de Lilian Campesato na imagem de Fedra. Revista Vórtex, 3(2), 57–97. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.888

Edição

Seção

Artigos | "Música e Gênero"