Audiovisual

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8362

Palavras-chave:

Sérgio Abreu, Violão, Classical Guitar

Resumo

Nos últimos anos, o violão vem progressivamente ganhando espaço qualitativo e quantitativo em pesquisas e publicações científicas da área musical. No Brasil, de modo especial, este crescimento tem encontrado ressonância em uma plêiade de pesquisadores(as) que pautam o instrumento em suas mais diversas abordagens. Coadunando-se a este movimento, a Revista Vórtex lança o Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”, encorajando a submissão de trabalhos que estejam relacionados direta ou indiretamente às atuações do homenageado como músico, transcritor ou luthier, tanto no que tange às suas relações com personagens, práticas e/ou contextos socioculturais mais amplos quanto na abordagem analítica de seus trabalhos solo, camerísticos, estilísticos, criativos e/ou de construção. Editores: Humberto Amorim, Ricardo Dias (convidados), Felipe de Almeida Ribeiro, Fabio Poletto (editores-chefes).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Humberto Amorim é violonista, professor e pesquisador, leciona violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2007. Doutor em Musicologia pela UNIRIO, mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha), com uma formação acadêmica que compreende sete diplomas (1 doutorado, 2 mestrados e 4 graduações). Publicou dezenas de artigos em revistas científicas e é autor de dois livros publicados pela Academia Brasileira de Música. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2622-8698. E-mail: humbertoamorim@musica.ufrj.br

Ricardo Dias, IREE – Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Tem formação de violonista clássico, tendo estudado ao lado de Sergio de Pinna, Leo Soares, Henrique Pinto e Jodacil Damaceno. Foi aluno do atelier Mario Jorge Passos e desde 1985 se dedica à luteria. Como luthier, desenvolveu estudos em ergonomia, e tem instrumentos em diversas partes do mundo. Criou e ministrou um curso de luteria na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (UGF – RJ) e realizou palestras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e em eventos, como o MIMO e Vital Medeiros. Foi jurado em concursos de música, como Associação de Violão do Rio de Janeiro (AV-Rio) e Villa Lobos, em Vitória, no Espírito Santo. Organizou o 1º festival de Violão de Serra Negra, em São Paulo e foi co-moderador do Fórum de Violão Erudito, que reuniu mais de 5000 membros, sendo o maior do mundo em conteúdo exclusivo. Escreveu diversos artigos em publicações especializadas, é autor do livro “Sergio Abreu, Uma Biografia”, e tem, no prelo, um guia sobre conservação de instrumentos.Participou das gravações de diversos CDs e mais recentemente, foi produtor musical de “Vento Brando”, de João Camarero.

Felipe de Almeida Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

Felipe de Almeida Ribeiro é Doutor em Composição Musical (Ph.D.) pela State University of New York at Buffalo (Estados-Unidos), onde estudou composição e computação musical sob a orientação de Cort Lippe. Em 2008, Ribeiro obteve o título de mestre na University of Victoria (Canadá) estudando composição com Dániel Péter Biró e Gordon Mumma, além de computação musical com Andrew Schloss. Em 2019-2020 realizou Pós-Doutorado na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover (Alemanha) com bolsa da fundação Alexander von Humboldt (AvH), sob supervisão de Ming Tsao. Sua música tem sido executada e premiada em festivais e salas de concerto nos Estados-Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Hungria, Brasil, Inglaterra, México, Argentina, e interpretada por artistas como o Vertixe Sonora (Espanha), Ensemble Adapter (Alemanha), SONOR ensemble (Espanha), Ralf Ehlers (Arditti Quartet), New York New Music Ensemble (EUA), Luciane Cardassi (Brasil/Canadá), Norbbotten Neo (Suécia), Thresensemble (Hungria), Catarina Domenici (Brasil), Iracema de Andrade (Brasil/México), Arditti Quartet (Reino Unido), Jack Quartet (EUA), Bozzini Quartet (Canadá), Jean Kopperud (EUA), Aventa Ensemble (Canadá), Nieuw Ensemble (Holanda), Magnus Anderson, Pascal Gallois e Rohan de Saram. Atualmente é Professor Associado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, campus da Universidade Estadual do Paraná.

Fabio Guilherme Poletto, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Especialista em História e Estética da Música do século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2001). Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1996). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba I / Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Música e Práticas Interpretativas, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Música, Estética, Música Brasileira, Práticas Interpretativas.

Referências

Downloads

Publicado

12.10.2023

Como Citar

Amorim, H., Dias, R., de Almeida Ribeiro, F., & Poletto, F. G. (2023). Audiovisual: Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”. Revista Vórtex, 11(2), 1–2. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.8362

Edição

Seção

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>