Sérgio Abreu: os fundamentos de uma escola violonística
Visualizações: 43DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7948Palavras-chave:
performance, interpretação musical, violão, escolas violonísticas, sérgio abreuResumo
Este artigo investiga as possibilidades dentro das quais o trabalho interpretativo de Sérgio Abreu, especialmente como violonista, pode estruturar a fundamentação de uma escola violonística. É baseado em dados coletados em minha dissertação de mestrado, defendida em 2007, mas somente aqui estruturado em termos de 3 aspectos definidos como fundamento: sonoridade, ritmo e processos interpretativos. Contém uma breve análise da oscilação histórica das poéticas interpretativas e discute em que sentido a sistematização da poética interpretativa é um passo fundamental para a democratização do conhecimento a partir da Universidade como promotora de fundamentação crítica.
Downloads
Referências
APRO, Flávio. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 Estudos para Violão de Francisco Mignone. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes da Unesp, São Paulo, 2004.
ARTZ, Alice & ABREU, Sérgio: Rhythmic Mastery. Mel Bay, Gilsinn, London, 1992.
BUTTON, Stuart. The Foundations of a musical career. Vermont: Ashton Publishing Company, 1997.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 2008.
MAGNANI, Sérgio. Expressão e Comunicação na Linguagem da Música. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1996
MORAIS, Luciano. Julian Bream em revisão:tradução da entrevista concedida a Jim Ferguson, publicada na revista Guitar Player em junho de 1990. Porto Alegre, Revista Opus, v. 27, n. 1, janeiro a abril de 2021. DOI: https://doi.org/10.20504/opus2021a2701
MORAIS, Luciano. Sérgio Abreu: sua poética e sua herança histórica através de suas transcrições para violão. São Paulo, USP teses, 2009.
PALMER, Tony. Julian Bream: A Life on the Road. London: MacDonald & Co, 1982.
PUJOL, Emílio: El dilema del sonido en la guitarra. Buenos Aires, Ricordi, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.