Versão de Sérgio Abreu para Poco Adagio, de C.P.E. Bach: comparação e análise instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Palavras-chave:

Sérgio Abreu, arranjo e transcrição, Carl` Philipp Emanuel Bach, Violão

Resumo

O presente texto aborda a versão para violão solo de Sérgio Abreu do Poco adagio, da Sonata per il flauto traverso solo senzabasso, Wq 152 (H 562), de Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), comparando-o com o original e analisando suas características instrumentais. Busca-se esclarecer as modificações, os procedimentos e as soluções instrumentais encontradas pelo arranjador. Abreu acrescenta linhas de baixos e acompanhamentos, modifica notas da melodia, reordena notas da melodia, modifica ritmos, substitui pausas por notas, reescreve trechos com polifonias implícitas e adiciona ornamentos. São analisados também recursos mecânicos referentes à realização prática de uma possível versão ao violão, como as digitações de melodias em uma mesma corda, o uso de cordas soltas para mudanças de posição, a utilização de dedos guias, dedos pivôs, aberturas e sobreposições inversas. A partir deste debate é possível apresentar os aspectos musicais e instrumentais do arranjo e as características envolvidas nas escolhas do arranjador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauã Canilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cauã Canilha é bacharel em Violão pela UFSM, mestre em Artes pela USP, e atualmente é doutorando em Práticas Interpretativas na UFRGS, onde pesquisa a obra para violão de Alfonso Broqua. Entre 2018 e 2020 foi professor de Música na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2022 foi professor de Música no Instituto Federal de Sertão (IFRS) e atualmente leciona na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1118-7732. E-mail: cauabcanilha@gmail.com

Daniel Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Wolff é bacharel em Música - Habilitação Violão – pela Escuela Universitária de Música de la Universidad de La República (Montevidéu, 1989), Mestre em Música - Guitar Performance – pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1991) e Doutor em Música - DMA pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ex-Professor visitante da Universität der Künste Berlin (pós-doutorado) e da Universidade de Aveiro. Orientador de Mestrado e Doutorado. Ministrou cursos em universidades e festivais de música, publicou artigos e partituras, gravou discos e deu recitais em diversos países. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0839-9098. E-mail:daniel@danielwolff.com

Edelton Gloeden, Universidade de São Paulo

Edelton Gloeden é professor e concertista com ampla atividade no cenário musical brasileiro. Possui graduação em Instrumento pela Faculdade Carlos Gomes (1992), mestrado em Musicologia (1996) e doutorado em Artes (2002), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de Violão na graduação e orientador no programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Áreas de concentração: Performance e Questões Interpretativas. Foi diretor artístico e pedagógico do Festival Leo Brouwer entre 2008 e 2013. É coordenador do grupo de pesquisa Violão: ensino, transcrição e abordagens interpretativas do repertório nos séculos XIX a XXI.ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6816-1042. E-mail: edeltongloeden@uol.com.br

Referências

ABREU, Sérgio. Manuscrito de Poco Adagio, da Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562), de C.Ph.E. Bach. Manuscrito (Partitura), 4.p. Violão solo. s/d.

ALÍPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão. 2014. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

AMORIM, Humberto; MARTELLI, Paulo. Funções e perspectivas históricas de transcrições e arranjos para violão no Brasil: o caso de Melchior Cortez (1882-1947). ORFEU, Florianópolis, v.7, n.3, 37p., outubro de 2022.

BACH, Carl Philip Emanuel. Manuscrito de Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562). Manuscrito (Partitura). Disponível em https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/8/89/IMSLP26944-PMLP04561-BachCPE_Solo_Flute_Sonata_Wq132_ms.pdf . Acesso em 26 abr. 2023.

BACH, Carl Philipp Emanuel. Sonata flauto transverso solo senza basso. Berlin Musikalisches Mancherley, 1763. Edição de George Ludewig Winter (Partitura). 2.p. Flauta solo.

CANILHA, Cauã. Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressivas Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.

CARLEVARO, Abel. ESCANDE, Alfredo (Org.). Diccionario de la escuela de Abel Carlevaro. Nomenclatura alfabética: definiciones y explicaciones. Buenos Aires: Barry Editorial, 2006.

DIAS, Ricardo. Sérgio Abreu: uma biografia. Rio de Janeiro: edição independente, 2015.

FERNANDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.

WOLFF, Daniel. Transcribing for guitar: a comprehensive method. 1998. Tese (Doutorado em Música) - Manhattan School of Music, Nova Iorque, 1998.

Downloads

Publicado

12.10.2023

Como Citar

Canilha, C., Wolff, D., & Gloeden, E. . (2023). Versão de Sérgio Abreu para Poco Adagio, de C.P.E. Bach: comparação e análise instrumental. Revista Vórtex, 11(2), 1–41. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Edição

Seção

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”