Propostas de Sérgio Abreu para estudos de Fernando Sor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7916

Palavras-chave:

Práticas interpretativas, Violão, Sérgio Abreu, Fernando Sor, Estudo comparativo

Resumo

O artigo analisa as gravações de estudos de Fernando Sor (1778-1839) de Sérgio Abreu (1948-2023), presentes no LP Sérgio Abreu toca Paganini e Sor (1980). As gravações foram comparadas com as edições fac-símiles, edições publicadas anteriormente e posteriormente ao disco, e com a gravação de alguns dos estudos por seu irmão Eduardo. As alterações propostas por Abreu refletem seu posicionamento crítico em relação ao repertório, independentemente de ter sido composto por um compositor-violonista, contribuindo para a compreensão de seu estilo interpretativo e das práticas interpretativas dos séculos XX e XXI.

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Biografia do Autor

Bruno Madeira, Brasil

Premiado em mais de vinte concursos nacionais e internacionais, o violonista Bruno Madeira vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Em 2022 lançou seu primeiro álbum, “Colunas” (ProAC/SP), com música latino-americana para violão solo. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de São Carlos e é regularmente convidado para realizar concertos, palestras e masterclasses em universidades, conservatórios e festivais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3869-9828. E-mail: madeirabruno@gmail.com

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Publicado

12.10.2023

Como Citar

Madeira, B. (2023). Propostas de Sérgio Abreu para estudos de Fernando Sor. Revista Vórtex, 11(2), 1–35. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7916

Edição

Seção

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”