Ouvindo a natureza? Registro de campo em fluxo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7637

Palavras-chave:

gravação, presença, pós-humano, processo, ecologia

Resumo

Quais são os desafios éticos, políticos e conceituais existentes na prática de gravação de campo? A resposta a estas questões guia a escrita do livro Listening after nature: field recording, ecology, critical practice, de Mark Peter Wright. A seguinte resenha para além de detalhar algumas das temáticas principais do texto, exalta a inerente componente pedagógica do livro. Nomeadamente, a forma como este oferece outras abordagens criativas ao processo de gravar som no exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Miguel Paiva Chaves, UFPB

Rui Chaves é artista sonoro, curador e pesquisador. De 2015 a 2018, foi pesquisador de pós-doutorado no NuSom (Universidade de São Paulo) com um projeto focado na criação de um arquivo on-line de arte sonora brasileira. Em 2019, co-editou com o professor Fernando Iazzetta o volume Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art. Atualmente, é professor visitante no departamento de artes visuais da Universidade Federal da Paraíba (2020-2024).

Referências

WRIGHT, Mark Peter. Listening After Nature: Field Recording, Ecology, Critical Practice. New York: Bloomsbury Academic, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501354540

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

Paiva Chaves, R. M. (2023). Ouvindo a natureza? Registro de campo em fluxo. Revista Vórtex, 11(2), 1–5. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7637

Edição

Seção

Resenha