Hipótese da Valseabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7619

Palavras-chave:

Composição, Discurso Musical, Violão Clássico

Resumo

Apresentamos uma composição para violão clássico solo. Essa obra é composta por quatro peças em 3/4 que compartilham a mesma harmonia, mas as restrições de composição são diferentes para cada uma delas. O resultado são quatro movimentos distintos de "valsa". A principal contribuição desse trabalho é mostrar que a composição não está enraizada na inspiração, nas emoções ou no talento inato, mas como um processo de aprendizado, crítica e performance. Também é um exemplo do paradoxo da escolha, ou seja, uma pessoa pode ser mais criativa com menos liberdade de escolha. É claro que, nesse ambiente de aprendizado, o trabalho artístico se torna o discurso musical baseado na interação entre o aluno/compositor, o professor e o intérprete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Tateishi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Angel Akio Tateishi é doutor em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um doutorado de intercâmbio interuniversitário no Grupo de Pesquisa em Sistemas Complexos da Universidade Médica de Viena (2013). Desde 2014, é professor e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal. Suas principais áreas de pesquisa são mecânica estatística, física matemática, sistemas complexos e difusão anômala. Na música, formou-se no Curso Técnico em Música (2008) da UEM, onde estudou violão clássico com Marcos W. de Godoy e Roberto A. Baldassi. Embora não seja músico profissional, desde 2018, estuda (sem pressão) violão todos os dias, com o simples objetivo de estudar todos os dias. 

Amanda Carpenedo, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Amanda Carpenedo has a master's degree in Performance from the University of Aveiro, Portugal. Her research focuses on 

creating arrangements for solo guitar using percussive resources. Holds the titles of Licentiate and Bachelor of Music from the Federal University of Rio Grande do Sul, having received the academic laureate diploma in both graduations. Besides, she has extensive work as a guitarist, playing in various chamber groups, such as the trio "Damas do Violão," "Camerata Violões de Porto," "Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins" and "Duo Oribá." Currently, she is a substitute professor at the Federal Institute of Rio Grande do Sul for the Technical Course in Musical Instruments.



Jean Lopes Baiano

Jean Lopes “Baiano” é violonista, compositor e professor de música. É licenciado, bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi premiado em concursos nacionais e internacionais de música, destacando-se o primeiro lugar no II CNVV da Av-Rio e o primeiro lugar no Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot. Como violonista atua tocando repertório solo (incluindo obras autorais) e de câmara, sendo um dos integrantes da orquestra Lux Sonora. Suas composições já foram tocadas por instrumentistas de diversos países, como Brasil, Austrália e Estados Unidos. Foi professor de projetos sociais, oficinas extraturnos, escolas de educação infantil e do Colégio de Aplicação da UFRGS. Atualmente é professor da Live Escola de Música e da Casinha Kaponto, onde é, também, o coordenador do núcleo musical.

Referências

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London: Routledge, 1999. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203258156

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

Tateishi, A., Carpenedo, A. ., & Lopes, J. (2023). Hipótese da Valseabilidade. Revista Vórtex, 11(2), 1–23. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7619

Edição

Seção

Obra Artí­stica