Na trilha do Trio nº 1 de Villa-Lobos

Autores

  • Paulo de Tarso Salles USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7488

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Trio para flauta, Agenor Bens, Adaptação

Resumo

Este artigo levanta a hipótese de que uma partitura perdida de Villa-Lobos, o Trio para flauta, violoncelo e piano em Dó menor, Op. 25 (1913) seria uma adaptação do Trio nº 1 para violino, violoncelo e piano (1911), também em Dó menor, Op. 25. As coincidências observadas na tonalidade, numeração de opus e títulos dos movimentos, são indícios de que essa adaptação tenha sido feita de modo a acomodar a formação instrumental dos concertos de música de câmara realizados por Villa-Lobos em Friburgo em 1915, com participação de sua esposa Lucília Guimarães ao piano e do flautista Agenor Bens. A possível colaboração de Agenor Bens na adaptação da parte original de violino para flauta ensejou a pesquisa do perfil biográfico desse músico, que transitou entre o universo do choro e da música de concerto. Além disso, uma adaptação para flauta é oferecida, propondo que a performance da obra possa dar mais subsídios para a hipótese aqui formulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tarso Salles, USP

Paulo de Tarso Salles nasceu em São Paulo e leciona matérias teóricas no departamento de música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é Professor Associado. Coordena o grupo de pesquisas PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) e o Simpósio Villa-Lobos. É autor de vários livros e artigos sobre Villa-Lobos e a música no modernismo brasileiro.

Referências

APPLEBY, David P. Heitor Villa-Lobos: A Bio-Bibliography. Westport: Greenwood Press, Inc., 1988.

BOCCHINO, Alceu. Villa-Lobos – testemunho de um intérprete. Presença de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, v. 9, p. 9-19, 1974.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. “Agenor Bens”. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/agenor-bens/, 2021. Consultado em 08/01/2023.

GUIMARÃES, Luiz. Villa-Lobos, visto da plateia e na intimidade. Rio de Janeiro: Moderna, 1972.

NOGUEIRA, Andrea de A. Traço de humor: a arte de José Nelo Lorenzon. Revista Escritos, Ano 4, n. 4, 2010. Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero04/andrea.pdf.

PINTO, Alexandre G. O Choro, reminiscências dos chorões antigos. Rio de Janeiro: edição do autor [1936]; Funarte, fac-símile, 1978.

ROCHA, Miriam B. Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance. Tese de doutorado em Música. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

SALLES, Paulo de Tarso. Estreias e intérpretes dos quartetos de cordas de Villa-Lobos: algumas anotações complementares. Anais do VI Simpósio Villa-Lobos, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2021.

SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função. São Paulo: Edusp, 2018.

Periódicos

CORREIO DA MANHÃ (RJ), Ed. 3960, 22 mai. 1912, p.7.

CORREIO DA MANHÃ (RJ), Ed. 5047, 25 nov. 1912, p.5.

DIÁRIO NACIONAL (SP), Ed. 1160, 22 abr. 1931, p. 4.

JORNAL DO COMMERCIO (RJ), Ed. 41, 17 fev. 1928, p. 5.

O MALHO (RJ), Ed. 0492, 1912, s/p.

O PAIZ, Rio de Janeiro (RJ), Ed. 10598, 13 out. 1913, p. 3.

O PAIZ, Rio de Janeiro (RJ), Ed. 12311, 25 jun. 1918, p. 5.

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

Salles, P. de T. (2023). Na trilha do Trio nº 1 de Villa-Lobos. Revista Vórtex, 11(2), 1–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7488

Edição

Seção

Artigos