Processos criativos em composição musical: fontes de inspiração sob autoescrutínio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7444

Palavras-chave:

Processos criativos, Autoinvestigação, Estudo empírico, Ideias composicionais, Compositora

Resumo

São escassos os autoestudos de processos criativos em composição musical. Escassos são também os estudos sobre processos de compositoras. Motivada por estes problemas, decidi investigar os meus próprios processos criativos. Comecei por todos aqueles que ocorreram até agora, tendo focado o estudo nas fontes de inspiração dos processos. Procurei saber não só o que inspiraram, mas também como surgiram nos processos e no meu percurso, colmatando assim lacunas da literatura. Através de uma análise preliminar dos dados – que recolhi escrevendo relatos a partir das fontes de informação disponíveis – desenvolvi uma estrutura para os analisar sistematicamente, a qual poderá ser usada por outros investigadores em estudos semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Torres, CESEM – NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa | Portugal

Rita Torres é investigadora integrada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica Portuguesa e diplomada em Engenharia Química, Guitarra, Musicologia/Informática Musical e Composição. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6369-6250. E-mail: rtorres@fcsh.unl.pt 

Referências

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Inspiração. Dicionário da língua portuguesa contemporânea, Vol. 2. Lisboa: Verbo, 2001a, p. 2119–2120.

ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Inspirar. Dicionário da língua portuguesa contemporânea, Vol. 2. Lisboa: Verbo, 2001b, p. 2120.

COLLINS, David. Real-time tracking of the creative music composition process. Digital Creativity, v.18, n.4, p. 239–256, 2007. DOI. 10.1080/14626260701743234

DONIN, Nicolas. Vers une musicologie des processus créateurs. Revue de Musicologie, v.98, n.1, p. 5–14, 2012. Disponível em <https://www.jstor.org/stable/24391941>. Acesso em: 22 jan. 2023.

DONIN, Nicolas. A autoanálise, uma alternativa à teorização? Trad. Michelle Agnes Magalhães. Opus, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 149–200, 2015 (Obra original publicada em 2013). Disponível em <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/285>. Acesso em: 22 jan. 2023.

DONIN, Nicolas. Artistic research and the creative process: the joys and perils of self-analysis. In NIERHAUS, Gerhard (Org.). Patterns of intuition. Springer, 2015. p. 349–357. DOI. 10.1007/978-94-017-9561-6_16

DONIN, Nicolas. Empirical and historical musicologies of compositional processes: towards a cross-fertilisation. In COLLINS, Dave (Org.). The act of musical composition: studies in the creative process. Abingdon: Routledge, 2016 (Obra original publicada em 2012). p. 1–26. DOI. 10.4324/9781315612256

DONIN, Nicolas. Auto-analyse et composition musicale: une tradition méconnue, un enjeu actuel. In DONIN, Nicolas (Org.). Un siècle d’écrits réflexifs sur la composition musicale: anthologie d’auto-analyses, de Janáček à nos jours. Genève: Droz, 2019. p. 13–21. Disponível em <https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-02480330>. Acesso em: 22 jan. 2023.

DONIN, Nicolas; FÉRON, François-Xavier. Tracking the composer’s cognition in the course of a creative process: Stefano Gervasoni and the beginning of Gramigna. Musicae Scientiae, v.16, n.3, p. 262–285, 2012. DOI. 10.1177/1029864912448328

DONIN, Nicolas; THEUREAU, Jacques. 2007. Theoretical and methodological issues related to long term creative cognition: the case of musical composition. Cognition Technology & Work, v.9, p. 233–251, 2007. DOI. 10.1007/S10111-007-0082-Z

DUARTE, António M.; KONSTANTINIDI, Niki P. Sources of Inspiration in Contemporary Vanguard Music Composers. Creativity Research Journal, 2022. DOI. 10.1080/10400419.2022.2077601

ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony; BOCHNER, Arthur P. Autoethnography: An Overview. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, v.12, n.1, art.10, 2010. DOI: 10.17169/fqs-12.1.1589

KATZ, Shira L. The influence of the extra-musical on the composing process. In COLLINS, Dave. The act of musical composition: studies in the creative process. Abingdon: Routledge, 2016 (Obra original publicada em 2012). p. 171–185. DOI. 10.4324/9781315612256

KATZ, Shira. L.; GARDNER, Howard. Musical materials or metaphorical models?: a psychological investigation of what inspires composers. In HARGREAVES, David; MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond (Org.). Musical Imaginations: Multidisciplinary Perspectives on Creativity, Performance and Perception. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 107–123. DOI. 10.1093/Acprof:Oso/9780199568086.003.0007

NEWMAN, Timothy U. The creative process of music composition: a qualitative self-study. Tese (Doutorado, Música). New York University, 2008. Pro Quest.

POHJANNORO, Ulla. Inspiration and decision-making: a case study of a composer’s intuitive and reflective thought. Musicae Scientiae, v.18, n2, p. 207–234, 2014. DOI. 10.1177/1029864914520848

ROELS, Hans. The creative process in contemporary polyphonic music: a study and reflection on the main activities and processes in the act of composition. Tese (Doutorado, Música). Universiteit Ghent, 2014. handle: 1854/LU-5744222

SCHIAVIO, Andrea; MORAN, Nikki; VAN DER SCHYFF, Dylan; BIASUTTI, Michelle; PARNCUTT, Richard. Processes and experiences of creative cognition in seven Western classical composers. Musicae Scientiae, v. 26, n.2, p. 303–325, 2022. DOI. 10.1177/1029864920943931

TORRES, Rita. Fontes de inspiração em composição musical: 16 relatos retrospectivos. Zenodo, 2023. DOI. 10.5281/zenodo.7754383

ZEMBLYAS, Tasos; NIEDERAUER, Martin. Composing processes and artistic agency: tacit knowledge in composing. Abingdon: Routledge, 2018. DOI. 10.4324/9781315443928

Downloads

Publicado

02.05.2023

Como Citar

Torres, R. (2023). Processos criativos em composição musical: fontes de inspiração sob autoescrutínio. Revista Vórtex, 11(1), 1–14. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7444

Edição

Seção

Artigos