Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020

Autores

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica em Percussão, Sistema de abafamento, Crotales, Protótipo, SACRO2020

Resumo

Ao nos depararmos com o repertório percussivo que contempla obras com o instrumento crotales percebemos que, em muitos casos, as possibilidades de sua expressividade musical não são de todo exploradas. Um desses fatores se deve a falta de implementação do uso do pedal para gerar fraseados distintos com os crotales. Ao revisarmos mecanismos de abafamento desse instrumento foi observado que os mesmos apenas atendem a marcas específicas, limitando a sua utilização. Acreditando tratar-se esse um fator determinante para que compositores e intérpretes não façam uso desse artificio, propomos aqui o desenvolvimento e construção de um protótipo abafador de crotales universal, capaz de atender a qualquer modelo no mercado. Além de revisão sobre obras musicais foram também visitados depósitos de patentes. O projeto contou com uma equipe multidiscplinar, utilizando softwares de design e prototipagem rápida, dando origem ao Sistema de Abafamento de Crotales por Pedal - SACRO-2020. Esperamos contribuir para a comunidade musical, proporcionando um sistema que possa ser utilizado por qualquer local/performer que possua crotales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Martins de Castro Chaib, Escola de Música da UFMG

Atua como performer em diversos paiÌses como Alemanha, AÌustria, ItaÌlia, Portugal, Espanha, EUA, Uruguai, Chile, Venezuela, Brasil, China e Taiwan. Bacharel em Percussão pela UNESP, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui preÌ‚mios como solista e cameriÌsta em Portugal, ItaÌlia e Brasil. Vem apresentando trabalhos cientiÌficos em eventos no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e CanadaÌ, publicando artigos em perioÌdicos indexados. EÌ docente na Graduação e PoÌs-Graduação da EMUFMG. EÌ membro do grupo Impact(o) www.impacto.mus.br e codiretor do Grupo de Percussão da UFMG;

Referências

BAU, João Silvestre Medeiros de. Prototipagem Musical: Novo Design De Instrumentos de Teclado Antigos. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)/UNESP, 2015.

BAXTER, MR. Projeto de Produto - Guia Prático Para O Design De Novos Produtos. 3a ed.; trad. Itiro Iida. São Paulo, Brasil: Edgard Blücher Ltda, 2011. p. 344, ISBN13 978‒85‒212‒0614‒9.

HUREL, P. (1999) Tombeau - In memoriam Gérard Grisey. Paris: Henry Lemoine.

KOLBERG, Percussion. Disponível em https://kolberg.com/ Acesso e: 10 out. 2017.

LENS. Disponível em < https://www.lens.org/ > Acesso e: 05 de mai. 2017.

PAISTE. Disponível em http://www.paiste.com/e/tuned_percussion. php?menuid=68 . Acesso em 15 de julho 2018.

PORTNOY, M. http://www.mikeportnoy.com/drums/purple/. Acesso e: 02 abr. 2018.

PÚBLICO. 2013. Pedro Carneiro estreia-se em Los Angeles e dirigido por Dudamel. https://www.publico.pt/2013/09/25/culturaipsilon/noticia/pedro-carneiro-estreiase-em-los-angeles-dirigido-pelo-maestro-gustavo-dudamel-1607077. Acesso e: 19 ago. 2019.

SCIARRINO, S. (2005). Archeologia del Telefono. Roma: Rai Trade.

STOCKHAUSEN, K. Kontakte. Londres: Universal Edition. 1959 - 1960.

TAKEMITSU, T. Rain Tree. Nova Iorque: Schott. 1981.

THOMMAN. Bergerault BE-CAP1 Crotales A=442Hz. Disponível em https://www.thomann.de/pt/bergerault_be_cap1_crotales_a442hz.htm. Acesso e: 06 nov. 2017.

USPTO - United States Patent and Trademark Office Disponível em < http://patft.uspto.gov/netahtml/PTO/search-bool.html > Acesso e: 05 de mai. 2017.

USPTO - Patent Full – text and image database Disponível em < https://worldwide.espacenet.com/?locale=en_EP > Acesso e: 05 de mai. 2017.

FPO - Free pantents online. Disponível em < http://www.freepatentsonline.com/ > Acesso em: 05 de mai. 2017.

Downloads

Publicado

03.11.2022

Como Citar

Martins de Castro Chaib, F., Augusto , C., César, L., & Silva, T. (2022). Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020. Revista Vórtex, 10(2), 1–32. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/7119

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)