Notas especulativas sobre sofrimento psíquico e performance musical
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7117Palavras-chave:
Performance musical, Supereu, Sublimação, Pulsão de morte, Tradição conservatorialResumo
Propondo uma análise do sofrimento psíquico que pode atingir os músicos em situação de performance, o texto avança algumas considerações com base na metapsicologia de Sigmund Freud e em uma percepção crítica da formação dos intérpretes musicais. Procura-se, num primeiro momento, examinar as exigências éticas e morais sobre o intérprete situando-as metapsicologicamente como superegóicas. Em seguida, investigam-se possíveis relações entre Supereu, pulsão de morte e sublimação na produção de práticas insalubres no estudo e preparação de performances. Consideram-se nesta reflexão as relações do Eu com suas instâncias ideais no que podem contribuir para o estímulo ou supressão da sublimação. Uma última seção consiste na análise de passagens do romance O náufrago, de Thomas Bernhard, em que estas são cotejadas com as hipóteses anteriormente apresentadas.
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