Xie He: composição musical, modulação e ritornelo

Autores

  • Silvio Ferraz USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459

Resumo

Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento especí­fico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calí­grafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Ferraz, USP

Professor Associado de Composição do Departamento de Música da ECA-USP. Autor de Música e Repetição: aspectos da diferença na música do século XX (Educ: S.Paulo. 1998), Livro das Sonoridades (Ed. 7 Letras: Rio. 2003), Notas do Caderno Amarelo e Páginas sobre tempo e espaço na composição musical (Tese de livre Docência-Unicamp).

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

Ferraz, S. (2014). Xie He: composição musical, modulação e ritornelo. Revista Vórtex, 2(2), 19–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459

Edição

Seção

Artigos