O teatro na performance musical: a construção do eu-personagem

Autores

  • Dayane Battisti Escola de Música e Belas Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.1.403

Resumo

Considerando que na vida cotidiana representamos vários papéis – na escola, papel de professor ou aluno; no trabalho, papel de funcionário ou patrão; em casa, papel de pai, mãe ou filho; no palco, papel de performer/concertista; e assim por diante – é possí­vel pensar na construção da personagem concertista, nos moldes da construção da personagem teatral, sem que essa personagem seja algo externo ao indiví­duo. Pesquisando a aplicação de elementos da encenação teatral – tais como: figurino, cenografia, iluminação, movimento, gesto, ação, atenção, concentração, prontidão e descontração dos músculos – à performance musical, é possí­vel concebê-la de uma nova forma, construindo a personagem performer musical que se tem intenção apresentar ao público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Battisti, Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Aluna do curso de graduação em Superior de Instrumento, Unespar-Embap. Bolsista da Fundação Araucária de Apoio e Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico do Paraná – 2011-2012. Artigo redigido sob orientação do professor Dr. Orlando Fraga (Unespar-Embap). Email: daya_battisti@hotmail.com

Downloads

Publicado

30.06.2013

Como Citar

Battisti, D. (2013). O teatro na performance musical: a construção do eu-personagem. Revista Vórtex, 1(1), 84–100. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.1.403

Edição

Seção

Artigos