O processo composicional intertextual de Estética do Frio III de Celso Loureiro Chaves

Autores

  • João Francisco de Souza Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.10

Palavras-chave:

Estética do Frio III, Celso Loureiro Chaves, Intertextualidade, Processo composicional, Análise musical

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os procedimentos composicionais intertextuais na obra EsteÌtica do Frio III: Homenagem a Leonard Bernstein (2014) de Celso Loureiro Chaves. Objetivou-se elucidar a sistemaÌtica do compositor em abstrair, organizar e reutilizar materiais musicais de obras proÌprias ou alheias ("textos" ) na criação da obra. O trabalho investigativo foi desenvolvido atraveÌs da anaÌlise de manuscritos e partituras e de diaÌlogos com o compositor. Observou-se que a utilização de elementos intertextuais forma uma soÌlida rede de conexões, dando coereÌ‚ncia estrutural aÌ€ composição.

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Biografia do Autor

João Francisco de Souza Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

João Francisco de Souza CorreÌ‚a eÌ doutor em composição musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2019). Possui bacharelado em violão pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL (2008) e mestrado em Teoria e Criação pela Universidade Federal do ParanaÌ, UFPR (2013). Seus trabalhos e pesquisas abordam especialmente os seguintes temas: intertextualidade, composição, violão, arranjo, anaÌlise musical e educação musical. Atualmente realiza o curso de poÌs-doutorado em muÌsica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1362-6649.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Corrêa, J. F. de S. (2020). O processo composicional intertextual de Estética do Frio III de Celso Loureiro Chaves. Revista Vórtex, 8(2), 10. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.10

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