A estruturação harmônica da canção "Maria, Maria" de Milton Nascimento e Fernando Brant – A articulação do elemento pedal como recurso criativo de exploração da harmonia

Autores

  • Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3200

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da estruturação musical da canção Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brant, com foco especial na harmonia, numa perspectiva de identificar como a articulação do que está sendo aqui denominado de elemento pedal é administrada e como tal recurso revela-se importante para o entendimento das soluções criativas exploradas pelo compositor. Para tanto, apresenta-se uma breve discussão acerca do termo pedal localizando-o, como recurso norteador da estruturação harmônica, dentro da prática composicional do agrupamento de músicos identificados pelo termo Clube da Esquina e como tal recurso se relaciona com a construção musical da referida canção.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

EÌ docente adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em música da Universidade Federal de Uberlândia atuando na área de música popular (harmonia, arranjo e história) e na área de música e novas tecnologias. Doutor em música pela ECA/USP na área de processos de criação musical. Mestre na área de inteligência artificial / computação sônica pela UFU (conclusão em julho de 2007). Possui graduação em Bacharelado em Violão e Licenciatura Plena em música pela UFU (2003). Coordenador do laboratório de produção musical da UFU. Fundador e integrante do quarteto vocal VagaMundo, que completa 22 anos de existência em 2019. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1632-2798. E-mail: carlosmenezesjunior@gmail.com.

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Publicado

01.12.2019

Como Citar

de Menezes Júnior, C. R. F. (2019). A estruturação harmônica da canção "Maria, Maria" de Milton Nascimento e Fernando Brant – A articulação do elemento pedal como recurso criativo de exploração da harmonia. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3200

Edição

Seção

Artigos