A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos Análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance

Autores

  • Marcelo Rocha dos Passos Universidade Estadual de Campinas | Brasil
  • Paulo Adriano Ronqui Universidade Estadual de Campinas | Brasil

Resumo

O presente trabalho teve por finalidade investigar a performance do trompetista Márcio Montarroyos no disco Stone Alliance, gravado em 1977. Este álbum inaugura no paí­s um momento í­mpar na história do trompete, notadamente, a "eletrificação" do instrumento por meio de dispositivos de processamento sonoro. As observações aqui apresentadas se deram por meio da transcrição e análise de quatro solos contidos no referido fonograma. Adotaram-se, como referencial teórico, materiais bibliográficos provenientes de estudos sobre jazz, no intuito de demonstrar a existência de elementos que explicitem de forma apropriada a relação de Montarroyos com a improvisação de cunho jazzí­stico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rocha dos Passos, Universidade Estadual de Campinas | Brasil

Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atua como performer em diversos segmentos da música popular. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0812-2152. E-mail: marcelo.rochapassos@gmail.com

Paulo Adriano Ronqui, Universidade Estadual de Campinas | Brasil

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é coordenador do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Unicamp. Nessa instituição, atua como professor de trompete e música de câmara, além de fazer parte do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Música. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5525-6842. E-mail: pauloaronqui@gmail.com

Referências

ALVES, Luciano. Escalas para improvisação: em todos os tons para diversos instrumentos. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1997.

ARTICULAR. In: Dicionário Houaiss da Lí­ngua Portuguesa. São Paulo: Editora Objetiva, 2009.

BAHIANA, Ana Maria. Márcio Montarroyos: Para ele, o melhor de tudo é o Pomoja. E música brasileira. Rio de Janeiro. O Globo, 1977. Disponí­vel em: <https://acervo.oglobo.globo.com/busca/?tipoConteudo=pagina&ordenacaoData=relevancia&allwords=Montarroyos&anyword=&noword=&exactword=&decadaSelecionada=1970&anoSelecionado=1977>. Acesso em: 09 jul. 2019.

___________________ O Stone Alliance no Man: Os sons da América do Norte encontram os da América do Sul. Rio de Janeiro. O Globo, 1977. Disponí­vel em: <https://acervo.oglobo.globo.com/busca/?tipoConteudo=pagina&ordenacaoData=relevancia&allwords=Montarroyos&anyword=&noword=&exactword=&decadaSelecionada=1970&anoSelecionado=1977>. Acesso em: 09 jul. 2019.

BELTRAMI, Clóvis Antônio Beltrami. Estudos dirigidos para grupos de trompetes: fundamentos técnicos e interpretativos. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

BERGONZI, Jerry. Inside Improvisation: Melodic Structures. Advance Music, 1994.

BERLINER, Paul Franklin Thinking in Jazz: The Infinite Art of Improvisation (Chicago Studies

in Ethnomusicology) Edição do Kindle. Chicago: University of Chicago Press, 2009.

COKER, Jerry. Elements of the jazz language for the developing improvisor. Miami: CCP/Belwin, Inc, 1991.

CROOK, Hal. How to improvise: an approach to practicing improvisation. Advance Music, 1991.

KENNY, Barry. J.; GELLRICH, Martin. Improvisation. In: PARNCUTT, Richard; MCPHERSON, Gary. (Eds.). The Science and Psychology of Music Performance: Creative Strategies for Teaching and Learning. New York: Oxford University Press, 2002. chap. 8, p. 117-134.

KERNFELD, Barry. D. The new Grove dictionary of jazz. London: MacMillan c2002., 2002.

LAWN, Richard J.; HELLMER, Jeffrey L. Jazz: theory and practice. Los Angeles: Alfred Music Publishing Co., 1996.

LIEBMAN, David. A chromatic approach to jazz harmony and melody. 4. ed. Rottengurg: Advance Music, 2001.

LIGON, Bert. Jazz theory resources: Tonal, Harmonic, Melodic and Rhytmic Organization of Jazz – vol. 1-2. Houston: Houston Publishing, 2001.

LOPES, Maico V. A interpretação da música brasileira para trompete sem acompanhamento. 133f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

LOURENÇO, Nelson; GONÇALVES, Nanci; PAULINO, Cássio. Na Festa do Rock. Prazer em tocar. São Paulo. Revista Weril, 2000. Disponí­vel em: <https://vdocuments.com.br/amp/revista-weril-no-132.html>. Acesso em 09 jul. 2019.

MILLER, Ron. Modal jazz composition & harmony. v.2. Rottenburg: Advance Music, 1996.

MONTARROYOS, Márcio. Stone Alliance. Rio de Janeiro. Som Livre, 1977. Lp. Disponí­vel em: <https://woodstocksound.wordpress.com/2014/09/11/marcio-montarroyos-stone-alliance-1977/>. Acesso em: 09 jul. 2019.

PASSOS, Marcelo Rocha dos. Márcio Montarroyos e a construção de seus solos improvisados no disco Stone Alliance. 140f. Dissertação (Mestrado em Música) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

PASSOS, Marcelo Rocha dos; RONQUI, Paulo Adriano. Considerações sobre a performance do trompetista Márcio Montarroyos na música Hey bicho, vamos nessa! gravada no disco Stone Alliance (1977): principais caracterí­sticas musicais a partir do uso de dispositivos eletrônicos de delay e wah-wah em seu solo. In: XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas - SP.

SABATELLA, Mark. Uma introdução í improvisação no jazz. Edgewater: The Outside Shore, 2000. Tradução de Claudio Brandt. Florianópolis: 2005.

SILVA, Raphael F. A construção do estilo de improvisação de Vinicius Dorin. 163f. Dissertação (Mestrado em Música) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

Entrevistas

GANDELMAN, L. (Léo Gandelman). Entrevista I (03 de fevereiro de 2014). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Skype, 2014. Arquivo em mp3.

MORAES, F. (Chiquinho de Moraes). Entrevista II (05 de maio de 2014). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Skype, 2014. Arquivo em mp3.

GANDELMAN, L. (Léo Gandelman). Entrevista III (11 de maio de 2014). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Skype, 2014. Arquivo em mp3.

CAVALCANTE, N. (Dona Nail); LUCAS, M. E. (Beth) Entrevista V (07 de novembro de 2014). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Rio de Janeiro, 2014. Arquivo em mp3.

MENEZES, C. (Christina). Entrevista VI (12 de novembro de 2014). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Skype, 2014. Arquivo em mp3.

PERLA, G. (Gene PERLA). Entrevista VII (06 de fevereiro de 2015). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Facebook.

GIL, W. (Walmir Gil). Entrevista VIII (25 de agosto de 2015). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Campinas, 2015. Arquivo em mp3.

DIAS, S. (Sérgio Dias). Entrevista XII (09 de outubro de 2015). Entrevistador: Marcelo Rocha dos Passos. Via Facebook, 2015.

Gravações

Hey bicho, vamos nessa!. GROSSMAN, Steve (Compositor). MONTARROYOS, Márcio (Intérprete, trompete) Rio de Janeiro: Som Livre, 1977. Suporte [Long Play].

Libra Rising. GROSSMAN, Steve (Compositor). MONTARROYOS, Márcio (Intérprete, trompete) Rio de Janeiro: Som Livre, 1977. Suporte [Long Play].

On the foot peg. MONTARROYOS, Márcio (Compositor). MONTARROYOS, Márcio (Intérprete, trompete) Rio de Janeiro: Som Livre, 1977. Suporte [Long Play].

Risa. ALIAS, Don (Compositor). MONTARROYOS, Márcio (Intérprete, trompete) Rio de Janeiro: Som Livre, 1977. Suporte [Long Play].

Sites Consultados

BARCUS BERRY. Barcus Berry: Transducer Sistem. Huntigton Beach. Barcus Berry, 1979. Disponí­vel em: <https://imgur.com/gallery/2tdMH>. Acesso em: 09 jul. 2019.

BOSS. Delay Digital: DD7. Disponí­vel em: <https://www.boss.info/br/products/dd-7/>. Acesso em: 06 ago. 2019.

BOSS. RE-20 Space Echo. Disponí­vel em: <https://www.boss.info/br/products/re-20/>. Acesso em 09 jul. 2019.

BOSS. VE -20Vocal Performer. Disponí­vel em: <https://www.boss.info/br/products/ve-20/>. Acesso em: 06 ago. 2019.

DPA Microphones S/A. 4099-DC-2-199-T: Instrument Microphone. Lilleroed. Disponí­vel em: <https://www.dpamicrophones.com/dvote/4099-instrument-microphone>. Acesso em: 06 ago. 2019.

IAZZETTA, Fernando. Tutoriais de íudio e Acústica: Efeitos. São Paulo. Mar. 2008. Disponí­vel em: <http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/efeitos/effx.html#Delay>. Acesso em: 09 jul. 2019.

IAZZETTA, Fernando. Tutoriais de íudio e Acústica: Efeitos. São Paulo. Mar. 2008. Disponí­vel em: <http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/efeitos/effx.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.

LOPES, Jorge. Wah-wah: O pedal mais influente da história do Rock. Máquinas de Música, 2012. Disponí­vel em: <https://maquinasdemusica.com/pedals/02/wah-wah-pedal-history/>. Acesso em 09 jul. 2019.

MONTARROYOS, Márcio. Festival internacional de Jazz de São Paulo: Márcio Montarroyos e Grupo Um. São Paulo, 1978. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=hgxNQbE8b20>. Acesso em: 01 jul. 2019.

SHANKS, Will. Universal Audio. Echoplex, Space Echo and the History of Delay. Scotts Valley. Disponí­vel em: <https://www.uaudio.com/blog/echoplex-space-echo-and-delay-history/>. Acesso em 06 ago. 2019.

TANAKA, Gabriel. Best Guitar Effects. Dunlop Original Cry Baby Wah Pedal Review – Best Wah? 2013. Disponí­vel em: <http://www.bestguitareffects.com/dunlop-original-cry-baby-wah-pedal-review-best-wah/>. Acesso em: 09 jul. 2019.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

dos Passos, M. R., & Ronqui, P. A. (2019). A performance e os recursos técnico-interpretativos de Márcio Montarroyos Análise de seus solos improvisados no disco Stone Alliance. Revista Vórtex, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2876

Edição

Seção

Artigos