O violão de Toninho Horta no disco "Sem Você" – Aspectos técnicos de dois takes da canção "Ela é Carioca"

Visualizações: 170

Autores

  • Éder David Alves Fernandes Universidade Federal de Uberlândia
  • Raphael Ferreira da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2689

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender algumas das técnicas empregadas por Toninho Horta na função de violonista acompanhador, notadamente em sua atuação no disco "Sem Você" (Omagatoki, 1995), realizado em parceria com a cantora Joyce Moreno. Por meio da análise de duas versões da canção "Ela é Carioca" , investigamos quatro elementos presentes nas duas performances, a saber: 1) reharmonização; 2) manipulação da forma; 3) levadas rí­tmico-harmônicas ao violão; 4) estratégias de resolução de problemas de ordem técnico-instrumental. Na reflexão empreendida, sublinhou-se o quarto item como caracterí­stica da execução de Horta que pode indicar novas perspectivas sobre os recursos idiomáticos do violão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder David Alves Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura em Música/Habilitação em Violão pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Em 2012 foi premiado em 1º lugar no Concurso de Violão do Conservatório Estadual de Música "˜Cora Pavan Capparelli' (Uberlândia/MG). Atualmente é professor no Conservatório Estadual de Música "˜Renato Frateschi' (Uberaba/MG) e atua como instrumentista e arranjador. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9348-9076. E-mail: ederdavid.mus@gmail.com.

Raphael Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

É saxofonista, e tem como principais áreas de atuação música popular, improvisação, composição, arranjo e práticas interpretativas. Doutor e Mestre em Música pela Unicamp; Licenciado em Música pela USP. Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Música. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2127-6287. E-mail: raphaelphferreira@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Hermí­nio Carlos de. A Canção Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano. 2005. 41 p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

ARAGíO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Rio de Janeiro: Unirio, 2001. Dissertação (Mestrado em Música).

FONSECA, Douglas Martins da Costa. Concepção Harmônica de Toninho Horta. Relatório de Iniciação Cientí­fica – Campinas, UNICAMP, 1999.

LACERDA, Guilherme José Machado. Aspectos Estilí­sticos do Guitarrista Toninho Horta. Relatório de Iniciação Cientí­fica. Instituto de Artes, Unicamp, 2007.

MAIA, Marcos da Silva. Técnica hí­brida aplicada ao violão. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, 2007. Disponí­vel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/>. Acesso em: 26 jul. 2017.

MUSEU CLUBE DA ESQUINA, Joyce: depoimento. Disponí­vel em: <http://www.museuclubedaesquina.org.br/museu/depoimentos/joyce/> Acesso em: 2 jul. 2017.

Música & Informação. Joyce e Toninho Horta – Sem Você "ílbum Completo" Full Album. 2014. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=gdaX7EtvI0o>. Acesso em: 20 jul. 2017.

NICODEMO, Thais Lima. Terra dos pássaros: uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Campinas, 2009. Disponí­vel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/> Acesso em: 22 jul. 2017.

PINHEIRO, Ricardo. Aprender fora de horas: A jam session em Manhattan enquanto contexto para a aprendizagem do jazz. Acta Musicologica, v. 83, n. 1, p. 113. 2011. Disponí­vel em: <http://www.jstor.org/stable/23075201?seq=1#page_scan_tab_contents>. Acesso em: 02 ago. 2017.

WIESE, Bartolomeu Filho. Radamés Gnattali: o Concertino n. 2 para violão e orquestra e a utilização do dedo mí­nimo da mão direita. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Rio de Janeiro, 2010, XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, p. 693-700. Disponí­vel em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/viewFile/2759/2068>. Acesso em 26 jul. 2017.

Downloads

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Fernandes, Éder D. A., & da Silva, R. F. (2019). O violão de Toninho Horta no disco "Sem Você" – Aspectos técnicos de dois takes da canção "Ela é Carioca" . Revista Vórtex, 7(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2689

Edição

Seção

Artigos