O legado de Jean-Baptiste Krumpholtz

Autores

  • Felipe Faglioni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2636

Resumo

O presente artigo investiga a obra de Jean-Baptiste Krumpholtz, importante figura da harpa de pedais da segunda metade do século XVIII, a fim de mostrar sua relevância em meio ao universo do instrumento durante o mesmo perí­odo. Para tanto, o texto, buscando explicitar as singularidades do legado do harpista, concentra-se na explanação e análise de aspectos que destacam Krumpholtz entre seus contemporâneos, mostrando seus feitos significativos como inventor, compositor e figura inspiradora junto à história e desenvolvimento da harpa de pedais e de seu repertório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Faglioni, Universidade de São Paulo

Graduado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP, foi durante vários anos regente assistente da Orquestra Acadêmica da mesma universidade, trabalhando junto ao maestro Lutero Rodrigues. Natural de Rio Claro, no interior de São Paulo, iniciou seus estudos de violino na cidade, vindo mais tarde a integrar a orquestra sinfônica local. De 2012 a 2015 ocupou, na Orquestra Sinfônica de Rio Claro, o cargo de diretor artí­stico e regente titular. Dedica-se ao estudo da harpa sinfônica e da flauta transversal barroca (traverso), fazendo parte do Núcleo de Música Antiga da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo). É mestre em musicologia pelo programa de pós-graduação da UNESP, tendo apresentado a dissertação "A harpa de pedais no século XVIII e as influências de suas caracterí­sticas sobre seu repertório e escrita idiomática", orientado por Marcos Pupo Nogueira e doutorando pela USP, com orientação de Mônica Isabel Lucas. E-mail:

felipemus847@gmail.com

Referências

BARTHEL, L. Au coeur de la harpe au XVIIIème siècle. Paris: Garnier-François, 2005.

CLEMENTI, M. Sonata Op. 50, no.3 – "Didone Abbandonata". Stuttgart: Eduard Hallberger, [c.1860].

FÉTIS, F. Notice Biographique sur Sébastien Érard, Chevalier de la Légion-D"™Honneur. Paris: E. Duverger, 1831.

GRANGIER, A. A genius of France - a short sketch of the famous inventor Sebastien Erard and the firm he founded in Paris, 1780. 3. ed. Paris: Maison Erard, 1924.

GRANT, G. Technical manual and dictionary of Classical Ballet. 3. ed. New York: Dover Publications, 1982.

JOURNAL DE PARIS. Paris: No. 314, 1789.

______. Paris: No. 39, 1786.

KOHAUT, J. Trio pour le Clavecin, la Harpe ou le Luth avec accompagnement d"™un Violon et la Basse. Paris: Le Clere, 1767.

KRUMPHOLTZ, J-B. Collection de pièces de differens genres, Oeuvres XIIIe et XIVe. Paris: L"™auteur, 1788.

______. Deux Sonates en fome de scenes de differens Caractères, Oeuvre XVIII. Paris: Naderman, [c.1789].

______. Deux Sonates en forme de SCENES di Mezzo-Carattere, Oeuvre XV. Paris: L"™auteur, 1788.

______. Quatre Sonates en forme de SCENES de differens Caractères, Oeuvre XV. Paris: L"™auteur, 1788.

______. Recueil de Douze Préludes et Petits Airs pour la Harpe, Opera 2e. Paris: L"™auteur, [1777?].

______. Sonate pour la Harpe en scene de demi-caractere, Oeuvre XVIIe. Paris: L"™auteur, [c.1789].

______. Sonates, Oeuvre XIV. Paris: Naderman, 1788.

______. Trois Sonates pour la Harpe, dont la première en forme de Scene, Oeuvre XVIe bis. Paris: Naderman, 1788.

______. Trois Sonates pour la Harpe, dont la première en forme de Scene, Oeuvre XVIIe. Paris: L"™auteur, [c.1789].

KUHNAU, J. Musicalische Vorstellung einiger biblischer Historien. Leipzig: Immanuel Tietzen, 1700.

LEVER, M. Beaumarchais et la musique. Revue d"™Histoire littéraire de la France, 100e Anné. France: No. 4, pp.1093-1104, 2000.

MOZART, W. A. Fantaisie et Sonate pour le Forte-Piano, Oeuvre XI. Vienna: Artaria Comp., 1785.

PARKER, M. Child of Pure Harmony – A source book for the single-action harp. [London], 2005. E-book.

PLANE, J. M. Principes pour la harpe, par J. B. Krumpholtz. Paris: P. J. D Plouvier, 1809.

RENSCH, R. Harps and Harpists – revised edition. 2. Ed. Bloomington: Indiana University Press, 2017.

THIERNESSE, M. F. Un aspect de l"™oeuvre de Jean-Baptiste Krumpholtz. Association internationale des harpistes et amis de la harpe. Paris: 15o. Année, p. 22-23, Printemp, 1977.

VERNILLAT, F. La littérature de la harpe en France au XVIIIe siècle. "Recherches" sur la Musique françaises classique. Paris: n. 9, p. 162-185, 1969.

Downloads

Publicado

01.12.2018

Como Citar

Faglioni, F. (2018). O legado de Jean-Baptiste Krumpholtz. Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2636

Edição

Seção

Artigos