Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Um relato do Projeto Música Ubí­qua no Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Maria Helena de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Damián Keller NAP – Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre
  • Evandro Miletto Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean Carlos Figueiredo de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2618

Resumo

Descrevemos aqui ações e abordagens em ensino e pesquisa em ubimus no contexto da Educação Básica, desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFRGS, envolvendo a participação de alunos do Ensino Médio através do Programas de Bolsa em Iniciação Cientí­fica modalidade Júnior implementadas no Colégio de Aplicação da UFRGS, bem como os trabalhos desenvolvidos em parceria com membros do g-ubimus durante o perí­odo de 2012-2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora associada da UFRGS, Área de Música do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2004, atuando em Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Básica. Desenvolve desde 2012 projetos de Pesquisa em Ubimus e suas aplicações no campo da Educação Básica junto ao CAp-UFRGS, envolvendo alunos através do Programa de Bolsas em Iniciação Cientí­fica modalidade Educação Básica - UFRGS-CNPq. Atualmente é coordenadora da Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação da UFRGS. É membro pesquisadora do Grupo de Música Ubí­qua desde 2010. E-mail: helena.lima@ufrgs.br

Damián Keller, NAP – Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre

É professor associado na Universidade Federal do Acre. Pesquisador ní­vel 2 do CNPq, coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) desde 2003. Sua produção foca nas práticas criativas cognitivo-ecológicas e na música ubí­qua, e abrange mais de 150 publicações cientí­ficas, 20 projetos editoriais e múltiplos projetos artí­sticos financiados por agências de fomento do Brasil e dos EUA. Ele é membro e cofundador do Grupo de Música Ubí­qua. E-mail: dkeller@ccrma.stanford.edu

Evandro Miletto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Computação - PPGC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e 2009, respectivamente. Realizou Estágio de Doutorado no exterior na Université Paris-Sud 11, em Paris. Atualmente é professor efetivo da área de Informática e Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRS, Campus Porto Alegre, no Mestrado Profissional em Informática na Educação, Tecnólogo em Sistemas para a Internet e Curso Técnico em Instrumentos Musicais. E-mail: evandro.miletto@poa.ifrs.edu.br

Luciano Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professor adjunto e membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Sistemas para Internet (EAD) da QI Faculdade & Escola Técnica - RS. É Doutor em Ciência da Computação pela UFRGS, e desde 1998 realiza pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador (padrões de interação, interação musical, interação em dispositivos móveis, interação em computação ubí­qua), Projeto Centrado no Usuário e Engenharia de Software. É membro e cofundador do Grupo de Computação Musical e do Laboratório de Computação Musical (LCM) da UFRGS, e membro e cofundador do Grupo de Música Ubí­qua. E-mail: lucianovflores@gmail.com

Jean Carlos Figueiredo de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É graduando em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participa atualmente do projeto "Pesquisa em Ubimus e suas aplicações no campo da Educação Básica" junto ao CAp-UFRGS. E-mail: carlosjean974@gmail.com

Referências

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. Comprovisação: Abordagens Desde a Heurí­stica Estética em Ecocomposição. In: SBCM 2015. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music 2015. [ISBN: 2175-6759]. Campinas, SP: SBC, 2015. p. 169-180.

ARDUINO. Arduino - Home. Disponí­vel em <https://www.arduino.cc>. Acesso em ago., 2018.

BESSA, W. R. B.; KELLER, D.; FARIAS, F. M.; FERREIRA, E.; PINHEIRO DA SILVA, F.; PEREIRA, V. S. SoundSphere v. 1.0: Documentação e análise dos primeiros testes. In: IV SIMA. Anais do Simpósio Internacional de Música na Amazônia 2015. Porto Velho, RO: UNIR, 2015.

BURTNER, M. Ecoacoustic and shamanic technologies for multimedia composition and performance. [DOI: 10.1017/S1355771805000622]. Organised Sound, v. 10, n. 1, p. 3-19, 2005.

DE FREITAS, L.; MORIN, E.; NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

DOMINGUES, I. Multi, Inter and Transdisciplinarity - where are we and where are we going? Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 2, p. 11-26, 2012.

DONALD, M. Art and cognitive evolution. In: TURNER, M. (Org.), The Artful Mind. [ISBN: 9780195306361]. Oxford, UK: Oxford University Press, 2006. p. 3-20.

FANTAUZZACOFFIN, J.; ROGERS, J. D. Considering patterns of creative work process in creativity support. In: CHI"™13. Proceedings of the ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY: ACM, 2013.

FARIAS, F. M.; KELLER, D.; PINHEIRO DA SILVA, F.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; LIMA, M. H.; COSTALONGA, L.; JOHANN, M. Suporte para a criatividade musical cotidiana: mixDroid segunda geração. In: V UbiMus. Proceedings of the V Workshop on Ubiquitous Music. Vitória, ES: Ubiquitous Music Group, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1999.

G-UBIMUS. Grupo de Música Ubí­qua. Disponí­vel em <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ 2648608485465949>. Acesso em ago., 2018.

HARRINGTON, D. M. The ecology of human creativity: A psychological perspective. In: RUNCO, M.; ALBERT, R. (Org.), Theories of Creativity. [ISBN: 9780803935440]. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1990. p. 143-170.

KELLER, D. Compositional processes from an ecological perspective. [DOI: 10.1162/ 096112100570459]. Leonardo Music Journal, v. 10, p. 55-60, 2000.

____________. Sonic Ecologies. In: BROWN, A. R. (Org.), Sound Musicianship: Understanding the Crafts of Music. [ISBN: 978-1-4438-3912-9]. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2012. p. 213-227.

KELLER, D.; CAPASSO, A. New concepts and techniques in eco-composition. [DOI: 10.1017/S1355771806000082]. Organised Sound, v. 11, n. 1, p. 55-62, 2006.

KELLER, D.; LAZZARINI, V. Ecologically grounded creative practices in ubiquitous music. [DOI: 10.1017/S1355771816000340]. Organised Sound, v. 22, n. 1, p. 61-72, 2017.

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (Org.). Ubiquitous Music. [ISBN: 978-3-319-11152-0]. Berlin e Heidelberg: Springer International Publishing, 2014.

KELLER, D.; LIMA, M. H.; FORNARI, J. Painel: Desafios da pesquisa em música ubí­qua. In: ANPPOM 2014. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. São Paulo, SP: ANPPOM, 2014.

KELLER, D.; LIMA, M. H. Supporting everyday creativity in ubiquitous music making. In: KOSTAGIOLAS, P.; MARTZOUKOU, K.; LAVRANOS, C. (Org.), Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press, 2016.

KIRSH, D.; MAGLIO, P. P. On distinguishing epistemic from pragmatic action. Cognitive Science, v. 18, n. 4, p. 513-549, 1994.

KLEIN, J. T. Interdisciplinarity and complexity: An evolving relationship. E:CO, v. 6, n. 1-2, p. 2-10, 2004.

LCM. LCM - UFRGS - Home. Disponí­vel em <http://www.inf.ufrgs.br/lcm/>. Acesso em ago., 2018.

LIMA, M. H. Diásporas Mentais e Mentes Diaspóricas: emergências, novas tecnologias, educação. Tese (Doutorado). Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

____________. Theory and practice in Ubiquitous Music research at a Basic Education context with high school students in and out of the classroom. In: ISME 2018. Proceedings of ISME 2018 - MISTEC - Music in the School and Teacher Education Commission. Praga, República Checa [:s.n.], 2018.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V. Eco-composition and everyday creative musical practices: theory and practice experience in ubiquitous music research at UFRGS Application School with high school students in and out of the classroom. In: MUSICHILDREN"™17. Music for and by Children: online proceedings of the international conference musichildren"™17. [ISBN: 978-972-789-539-7]. Aveiro, Portugal [:s.n.], 2018. p.139-151.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; FERREIRA, E. Ubiquitous music research: Everyday musical phenomena and their multidisciplinary implications for creativity and education. [DOI: 10.1386/jmte.10.1.73_1]. Journal of Music, Technology and Education, v. 10, n. 1, p. 73-92, 2017.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; OTERO, N.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. Ecocompositional techniques in ubiquitous music practices in educational settings: Sonic sketching. In: SEMPRE (MET2014). Proceedings of SEMPRE (MET2014): Researching Music, Education, Technology: Critical Insights. London: iMerc, 2014a. p. 123-127.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. O Grupo de Pesquisa em Música Ubí­qua e as perspectivas de trabalho em composição e novas tecnologias da informação e comunicação no campo da educação musical. In: ISME Chile 2013. Anales de la 9a Conferencia Regional Latinoamericana y 2a Conferencia Panamericana de Educación Musical. Santiago, Chile: ISME, 2013.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. The everywhere music: Research on Ubiquitous Music, ICT, Music, Education. In: ISME 2014. Proceedings of the 31st World Conference on Music Education. Porto Alegre, RS: ISME, 2014b.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; MILETTO, E. M. Creativity-centred design for ubiquitous musical activities: Two case studies. [DOI: 10.1386/jmte.5.2.195_1]. Journal of Music, Technology and Education, v. 5, n. 2, p. 195-222, 2012.

MILETTO, E. M.; PIMENTA, M. S.; BOUCHET, F.; SANSONNET, J.-P.; KELLER, D. Principles for music creation by novices in networked music environments. Journal of New Music Research, v. 40, n. 3, p. 205-216, 2011.

MILETTO, E. M.; ROGOWSKI, M. V.; KIMIECIKI, I. A.; OLIVEIRA, E. L.; FLORES, L. V. Rumo a uma Biblioteca de Sons Aberta para Experimentação Musical Coletiva na Web. In: COMPUTER ON THE BEACH, 6., 2015, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Itajaí­: Univali, 2015. p. 440-442.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação BaÌsica. [ISBN: 978-857783-136-4]. BrasiÌlia: MEC, SEB, DICEI, 2013.

NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento - Transdisciplinaridade. In: Educação e Transdisciplinaridade. [S.l.:s.n.], 2000. p. 9-25. Disponí­vel em <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/ 001275/127511por.pdf>. Acesso em ago., 2018.

POMBO, O.; GUIMARíES, H.; LEVY, T. Interdisciplinaridade. Antologia. Porto: Campo das Letras, 2006.

RUNCO, M. A. Creativity. [DOI: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141502]. Annual Review of Psychology, v. 55, n. 1, p. 657-687, 2004.

SMALL, C. Performance as ritual: Sketch for an enquiry into the true nature of a symphony concert. [DOI: 10.1111/j.1467-954X.1986.tb03312.x]. The Sociological Review, v. 34, n. S1, p. 6-32, 1986.

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

de Lima, M. H., Keller, D., Miletto, E., Flores, L., & de Souza, J. C. F. (2018). Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Um relato do Projeto Música Ubí­qua no Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2618

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Ubimus"