Uma discussão sobre a legislação educacional em currí­culos de cursos de licenciatura em música

Autores

  • Johanna Kubin Sardá Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sergio Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Pautando-se nas orientações estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, este estudo trata da análise de conteúdos referentes à legislação educacional em 12 cursos de licenciatura em música no Brasil. Os dados apontam para certa congruência entre o que é proposto pelas diretrizes nacionais e o que é apresentado pelas instituições em suas matrizes curriculares, sendo a legislação educacional contida como item em todas as universidades pesquisadas. Conclui-se, a partir das análises realizadas, que o estudo da legislação educacional na formação do professor de música poderá fomentar maior consciência crí­tica e capacidade decisória, contribuindo para o reconhecimento de direitos e deveres, além de uma participação efetiva no processo de discussão, elaboração e atuação com relação às normatizações para a educação musical brasileira.

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Biografia do Autor

Johanna Kubin Sardá, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC (2010), graduada em Música, Licenciatura, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015), mestranda em Música, subárea Educação Musical, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: johannakubin@gmail.com

Sergio Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Música - Composição e Regência (FAAM - SP), Mestre em Música - Educação Musical (UFRGS - RS), PhD - Educação Musical (RMIT University - Australia), Pós-doutorado em Educação Musical (Instituto Politécnico do Porto, Portugal). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. E-mail: sergiofigueiredo.udesc@gmail.com

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

Sardá, J. K., & Figueiredo, S. (2017). Uma discussão sobre a legislação educacional em currí­culos de cursos de licenciatura em música. Revista Vórtex, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2145

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