O PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.480-506

Palavras-chave:

Princípio de Cavalieri. , Material Concreto. , GeoGebra. , Cálculo de volume.

Resumo

Neste artigo, apresentamos o relato de experiência de uma sequência de atividades desenvolvida para abordar o Princípio de Cavalieri por meio da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Essa prática propõe o uso de material concreto e aplicativos dinâmicos no GeoGebra 3D e foi aplicada em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa foi uma investigação qualitativa de natureza exploratória, cuja experimentação possibilitou identificar as potencialidades e as limitações dos objetos de aprendizagem utilizados e suas influências no ensino e aprendizagem de matemática. Com a aplicação, percebemos a importância do material concreto para a visualização e o uso em conjunto com aplicativos dinâmicos que permitiam simular várias situações. Por outro lado, chamou-nos atenção a falta de experiência dos alunos em trabalhar com aproximações de resultados em problemas experimentais, evidenciando a necessidade de mais práticas com situações semelhantes. Além disso, podemos constatar que os alunos não tinham familiaridade com o Princípio de Cavalieri, usando as fórmulas sem refletir sobre as suas origens. Na formalização, discutimos como esse resultado se aplica no cálculo de volumes de diversos sólidos, ressaltando sua importância na formação de professores e indicando possibilidades de uso também no Ensino Básico.

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Biografia do Autor

Elisandra Bar de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2008). É professora associada do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - CCT/UDESC, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Áreas de trabalho e interesse: Tecnologia, Ensino Superior e Formação Docente.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Zanelato Colaço, A., Bar de Figueiredo, E., & Bihuna de Azevedo, E. (2023). O PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 480–506. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.480-506

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática