FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

  • Kaique Nascimento Martins Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marlúbia Corrêa de Paula

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.120-138

Palavras-chave:

Educação Matemática. , Resolução de Problemas. , Formação de Professores. , Estado do Conhecimento.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se caracterizar a resolução de problemas na formação de professores que ensinam Matemática a partir da análise de investigações já concluídas; em particular, em teses e dissertações brasileiras. Para tanto, realizou-se um estudo do tipo Estado do Conhecimento, para localizar e selecionar pesquisas disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para análise das produções, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontam para a importância de investigações que levem o participante a (re)construir o conhecimento sobre conteúdos/conceitos matemáticos e a refletir a respeito das práticas pedagógicas à luz da resolução de problemas. Nessa perspectiva, verificou-se, ainda, a necessidade de investigações futuras que considerem os professores em exercício no Ensino Superior e estudantes de cursos de Pedagogia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática com temas relacionados à História da Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Coordena projeto itinerante de divulgação científica com ênfase em atividades investigativas de Matemática.

Marlúbia Corrêa de Paula

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares.

Referências

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005, 370 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. As conexões trabalhadas através da resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2019.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. 2. ed., Jundiaí: Paco Editorial, 2021, p. 37-58.

ALLEVATO, N. S. G.; POSSAMAI, J. P. Proposição de problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da resolução de problemas. Com a palavra o professor. UESB: Vitória da Conquista, v. 7, n. 18, p. 153-172, 2022.

ALLEVATO, N. S. G.; VIEIRA, G. Do ensino através da resolução de problemas abertos às investigações matemáticas: possibilidades para a aprendizagem. Quadrante, v. XXV, n. 1, 2016.

ANDRADE, S. Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JR, L. C.; PIRONEL, M. (orgs.). Perspectivas para a resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 355-396.

ARAÚJO, M. M. A construção do conceito de limite através da resolução de problemas. 2020, 148f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

ASSIS, M. A. P. Resolução de problemas e grupo de estudos: possíveis contribuições na formação continuada de professores de matemática do ensino básico. 2018, 252f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

BELLI, A. A. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre resolução de problemas e competências socioemocionais. 2017, 105f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

BEZERRA, A. S. V. Conceito e representações de função via resolução, proposição e exploração de problemas: um trabalho com alunos da graduação. 2017, 321f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

BONATO, G. V. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da resolução de problemas. 2020, 155f.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

BRASIL, T. C. O ensino da geometria através de resolução de problemas: explorando possibilidades na formação inicial de professores de matemática. 2017, 266f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

CAI, J.; HWANG, S. Learning to teach through mathematical problem posing: theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 102, p. 1-8, 2020.

CAVALHEIRO, G. C. S. Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção formativa para licenciandos em matemática. 2017, 197f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.

CHAPARIN, R. O. A formação continuada de professores que ensinam matemática, centrada na resolução de problemas e em processos do pensamento matemático. 2019, 432f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

COSTA, S. M. Tangram e resolução de problemas: desafios e possibilidades. 2019, 129f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

CREMEZONE, M. L. Grupo de práticas colaborativas em educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (GPCEMai/UFMS): saberes mobilizados por futuros professores. 2019, 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019.

CUNHA, M. H. Saberes profissionais de professores de matemática: dilemas e dificuldades na realização de tarefas de investigação. Revista Millenium – Journal of EducationTechnologies and Health, n. 17, 2000.

DOMINGOS, R. M. C. Resolução de problemas e modelagem matemática: uma experiência na formação inicial de professores de física e matemática. 2016, 194f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

FERREIRA, N.C. Uma proposta de ensino de álgebra abstrata moderna, com a utilização da metodologia de ensino-aprendizagem avaliação de matemática através da resolução de problemas, e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática. 2017, 283f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro, 2017.

FIGUEIREDO, F. F. Design de problemas com a utilização das tecnologias digitais na formação inicial de professores de matemática. 2017, 276f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.

GOMES, L. B. Alteridade e o ensino de matemática. 2019, 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

JUSTULIN, A. M.; ONUCHIC, L. R.; Aprendizagens docentes no contexto da resolução de problemas. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 4, p. 432-441, 2021.

LAGO, A. S. Resolução de problemas e o ensino de sistema de equações do 1o grau: o trabalho colaborativo como estratégia de formação continuada de professores. 2016, 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

LIMA, S. M. Práticas pedagógicas de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas. 2017, 257f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Marília, 2017.

LOPES, S. C. Comunidade de prática para o desenvolvimento de competências profissionais voltadas para a resolução de problemas matemáticas de relações contextuais. 2017, 291f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

MAGNI, R. J. M. Grupo de estudos sobre resolução de problemas: um caminho para o desenvolvimento profissional docente. 2017, 242f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

MARTINS, F. C. Ensino-aprendizagem de sistemas lineares na formação do professor de matemática via exploração resolução e proposição de problemas. 2019, 132f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

MARTINS, E. R. Possibilidades do uso da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas em um curso de licenciatura em matemática na rede federal de educação tecnológica no estado de São Paulo. 2019, 222f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro, 2019a.

MARTINS, K. N. A pesquisa brasileira em resolução de problemas na educação matemática: um estudo a partir de teses e dissertações (2016-2020). 2022, 161f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022.

MARTINS, K. N.; GOMES, L. P. S.; PAULA, M. C. de. Software IRaMuTeQ: uma ferramenta auxiliar na análise textual discursiva. Revista Paradigma, v. XLIII, Edición Temática: Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, p. 205-227, mayo, 2022.

MARTINS, K. N.; GOMES, L. P. S.; PAULA, M. C. de; JESUS, J. S. de. Resolução de problemas e formação de professores: um mapeamento de teses brasileiras no campo da educação matemática (2014-2019). Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 21, p. 418-439, jan./abr. 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp, p. 129-218, 1999.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Elaboração/formulação/proposição de problemas em matemática: percepções a partir de pesquisas envolvendo práticas de ensino. Educação Matemática Debate. Montes Claros, Brasil, v. 6, n. 12, p. 1-28, 2022.

PUDELCO, M. S. Resolução de problemas: saberes dos professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática. 2017, 243f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

ROCHA, P. M. A resolução de problemas no ensino de estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de matemática. 2016, 254f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo e Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROSSETTO, D. Z. A resolução de problemas como metodologia de ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio: o currículo do estado de São Paulo e a visão dos professores. 2018, 143f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Ilha Solteira, 2018.

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR., F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989 (Year Book).

SERRAZINA, L. Resolução de problemas e formação de professores: um olhar sobre a situação em Portugal. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL, C. P.; PIRONEL, M. (orgs.). Perspectivas para a resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 55-84.

SILVA, E. M. As potencialidades da resolução de problemas e do geogebra em problemas de otimização do cálculo diferencial. 2020, 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

SILVA, E. L. P. Estratégias utilizadas por licenciandos em matemática na resolução de problemas de partilha. 2016, 104f. (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

STIVAL, J. L. Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no programa de desenvolvimento educacional do Paraná. 2017, 403f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

TEIXEIRA, O. A base do conhecimento para o ensino da metodologia da resolução de problemas: uma análise a partir de formadores de professores de matemática. 2020, 224f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P.; Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2019.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Martins, K. N., Pinca Sarro Gomes, L., & Corrêa de Paula, M. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 120–138. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.120-138

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)