(RE)FORMULANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fabiane Fischer Figueiredo Escola Estadual de Ensino Médio João Habekost
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.100-119

Palavras-chave:

Design de problemas. , (Re)formulação e resolução de problemas. , Tecnologias Digitais. , Formação inicial de professores. , Matemática.

Resumo

: Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação qualitativa, cujo objetivo foi investigar quais são os conhecimentos produzidos por futuros professores de Matemática, nos aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca da abordagem de temas de relevância social, por meio da (re)formulação e resolução de problemas abertos. As atividades foram propostas de modo que os futuros professores adquirissem a experiência de (re)formular e resolver um problema norteador do tipo aberto, bem como discutissem e refletissem sobre a mesma e acerca do enunciado, que é obtido de um Design de problemas. Os resultados apontam que um grupo, formado por três futuras professoras de Matemática, tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, o que contribuiu para que (re)construíssem as suas concepções acerca do Design de problemas abertos, das atividades de (re)formulação e resolução de problemas, com o uso de Tecnologias Digitais, e da abordagem de temas de relevância social, para a discussão, reflexão crítica e produção de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, S. Educating teachers to pose Mathematical problems in the digital age: toward alternative ways of curriculum design. IMVI OMEN, v.5, n.2, pp. 115-136, 2015.

BRAVO, J. A. F.; SÁNCHEZ, J. J. B. Incidencia de la invención y reconstrucción de problemas en la competencia matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n.32, pp.29-43, dic. 2012.

FIGUEIREDO, F. F.; DALLA VECCHIA, R. O design de problemas com as Tecnologias Digitais no ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais eletrônicos... Tuxtla Gutiérrez: CIAEM-IACME, 2015. Disponível em: http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/1298/509. Acesso em: 10 jul. 2015.

FIGUEIREDO, F. F. Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais na formação inicial de professores de Matemática. 2017. 275f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2017.

FIGUEIREDO, F. F.; GROENWALD, C. L. O. Problemas abertos com a utilização das Tecnologias Digitais: um processo potencializador na formação do educador matemático. Debates em Educação, v.10, n.20, p.174-198, jan.-abr. 2018.

FILATRO, A. C. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

GALVÃO, C.; PONTE, J. P. da; JONIS, M. Os Professores e a sua Formação Inicial. In: GALVÃO, C.; PONTE, J. P. da (Org.). Práticas de Formação Inicial de Professores: Participantes e Dinâmicas. 1.ed. Coleção Estudos e Ensaios. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. p.25- 46

JURADO, U. M. Creación de Problemas: Avances y Desafíos en la Educación Matemática. REMATEC, v.11, n.21, p.79-90, jan./abr. 2016.

JURADO, U. M. La creación de problemas como medio para potenciar la articulación de competencias y conocimientos del profesor de matemáticas. IN: CONGRESO INTERNACIONAL VIRTUAL SOBRE EL ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO DEL CONOCIMIENTO Y LA INSTRUCCIÓN MATEMÁTICOS, 2., 2017, Granada. Anais eletrônicos... Granada: CIVEOS, 2017. Disponível em: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos/malaspina.pdf. Acesso em: 13 ago. 2017.

PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: Perspectivas atuais. In: ________ (org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. 1.ed. Coleção Encontros de Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p.343-360

PROBLEMA. Orçamento familiar-mulher. Disponível em: http://www.toondoo.com/ViewBook.toon?bookid=668142. Acesso em: 04 jul. 2018.

RICHIT, A. Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática. REMATEC, v.11, n.21, p.109-122, jan.-abr. 2016.

CRESPO, S. Learning to pose mathematical problems: Exploring changes in preservice teachers’ practices. Educational studies in Mathematics, v.52, n.3, pp.243-270, 2003.

SCREENCAST-O-MATIC. Site oficial. Seattle: Screencast-O-Matic, 2016. Disponível em: http://www.screencast-o-matic.com/. Acesso em: 04 jun. 2018.

SINGER, F. M.; ELLERTON, N. F.; CAI, J. Problem-posing research in mathematics education: new questions and directions. Educational Studies in Mathematics: An International Journal, Springer Science+Business Media Dordrecht, v.83, n.1, pp.1-7, may 2013.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. In:_____. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

SOLAZ, A. M.; MOLL, V. F.; MALASPINA, U. Reflexión sobre el significado de qué es un buen problema en la formación inicial de maestros. Perfiles Educativos, México, DF, v.38, n.152, p.14-30, abr.-jun. 2016.

STOYANOVA, E. F.; ELLERTON, N. A framework for research into students’ problem posing in school mathematics. In: CLARKSON, P. C. (Ed.). Technology in mathematics education. Mathematics Education Research Group of Australasia. Melbourne: 1996. pp.518-525

TOONDOO. Site. [Canoas]: JAMBAV, 2014. il. color. Disponível em: http://www.toondoo.com/. Acesso em: 3 jun. 2018.

UNESCO. Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores: marco político. UNESCO-BRASIL: 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Figueiredo, F. F., & Oliveira Groenwald, C. L. (2023). (RE)FORMULANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 100–119. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.100-119

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática