CONCEITOS GEOMÉTRICOS ELABORADOS POR UM ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Stênio Camargo Delabona Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Jaqueline Araújo Civardi Universidade Federal de Goiás – UFG

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.203-232

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar o significado dado ao objeto de estudo geométrico por um aluno com Síndrome de Asperger, a partir da aplicação de uma proposta pedagógica que valorize o desenvolvimento de atividades no Laboratório de Matemática Escolar (LME). A abordagem investigativa é qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso. Os procedimentos e recursos metodológicos, adotados neste estudo, envolveram registros de oficinas de aprendizagem desenvolvidas com o sujeito da investigação, entrevistas, diálogos e análise documental. Os pressupostos teóricos que a nortearam a pesquisa fundamentaram-se na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados mostraram que: (1) as estratégias pedagógicas do professor-pesquisador e as oficinas realizadas no LME favoreceram a aprendizagem do aluno e a aquisição de novos conceitos científicos; (2) conceitos científicos, abstraídos anteriormente, deram subsídios para a aquisição de novos conceitos científicos, além de possibilitarem um aumento qualitativo nos argumentos matemáticos durante a resolução de problemas em grupo. Assim, os resultados apresentaram uma evolução no processo de argumentação e resolução de atividades matemáticas por parte do estudante, o que denota uma melhor manipulação dos signos matemáticos e também a aquisição de conceitos científicos.

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Publicado

19-11-2020

Como Citar

Delabona, S. C., & Civardi, J. A. (2020). CONCEITOS GEOMÉTRICOS ELABORADOS POR UM ALUNO COM SÍNDROME DE ASPERGER EM UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ESCOLAR. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 203–232. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.203-232

Edição

Seção

Artigos Científicos