PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE ELEMENTOS DISPARADORES E PROMPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.139-157

Palavras-chave:

Proposição de Problemas. , Resolução de Problemas. , Elementos Disparadores. , Prompts. , Ensino Fundamental.

Resumo

A proposição de problemas tem recebido atenção, mais recentemente, entre pesquisadores e educadores, sendo inserida em prescrições curriculares de diversos países, inclusive no Brasil. Um dos aspectos importantes a ser pesquisado nessa área, refere-se a compreender o impacto de diferentes atividades de proposição de problemas no desempenho dos estudantes e para os objetivos pedagógicos pretendidos pelo professor em sala de aula. Neste trabalho, nos concentramos em analisar problemas criados por crianças de 6 e 7 anos de idade, a partir dos elementos disparadores e do prompt que foram fornecidos. Para tanto, inicia-se apresentando uma discussão teórica acerca dos elementos que constituem o trabalho com a Proposição de Problemas em sala de aula. Na sequência, os dados são analisados por meio de abordagem qualitativa, considerando os problemas criados pelas crianças e entrevista realizada com uma delas, dadas as particularidades apresentadas no problema por ela proposto. Os resultados sugerem que as primeiras atividades de proposição de problemas com as crianças, sejam menos estruturadas, de modo que elas fiquem mais livres no que se refere a articular conhecimento matemático e vivências cotidianas, estruturando gradativamente o entendimento de como se constitui um problema no âmbito da Matemática.

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Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pós-doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, é professora tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução e Proposição de Problemas no ensino da Matemática.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Poffo Possamai, J., Allevato, N. S. G., & Strelow, S. B. (2023). PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE ELEMENTOS DISPARADORES E PROMPT. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 139–157. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.139-157

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática