MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DO FUTSAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM MESTRANDOS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

A RESEARCH WITH MASTERS UNDER AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.395-414

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Prática Docente, Futsal

Resumen

Neste relato de experiência, apresenta-se uma atividade desenvolvida com estudantes de um curso de pós-graduação stricto sensu, à luz da Modelagem Matemática (MM), segundo a perspectiva de Biembengut (2016). O intuito dessa atividade investigativa no contexto de uma prática esportiva (futsal) foi produzir dados que culminaram na feitura de um modelo matemático que atendesse à situação-problema: qual seria a altura máxima que uma bola alcançaria para encobrir o goleiro e ir direto ao gol? A atividade de modelagem foi desenvolvida com cinco mestrandos, de uma Universidade pública do estado da Bahia. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, diário de campo e os dados da produção do material pelos envolvidos. Os resultados apontam para o desenvolvimento de autonomia, devido ao empenho na busca pelo saber. Além disso, destaca-se o aspecto interdisciplinar, inovador e investigativo que a atividade baseada na MM oportunizou, principalmente, por ter aproximado, em um mesmo ambiente educativo, as dimensões teórica e empírica, em prol da construção de saberes matematizados a partir de uma prática esportiva do cotidiano do estudante da Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Almeida de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Estadual de Santa Cruz). Especialista em Matemática Financeira e Estatística (Universidade Candido Mendes). Graduado em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana). Atualmente participa, como membro, do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos - REPARE em EdMat e do Núcleo de estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS/SBEM-BA). Professor de Matemática da Educação Básica nos municípios de Feira de Santana-BA e Ipecaetá-BA. 

Taíze Cardoso de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora de matemática, física e iniciação científica no Colégio Estadual Professor Isaías Aleixo pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em educação musical, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação musical, física, matemática. Minha formação acadêmica inclui a: Licenciatura em Matemática, Pós Graduação em Ensino de Matemática e Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Atuei como responsável do Centro Especializado de Pesquisas Acadêmicas no Instituto Federal da Bahia - Campus Valença. Realizei estágio extra curricular de Ressignificação da Dependência de Matemática e Ciências Naturais, financiado pela Secretaria de Educação ? BA, no Colégio Estadual Ruy José de Almeida, localizado na cidade de Laje-Ba como também no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e no Colégio Estadual João Cardoso da Silva, ambos na cidade de Valença ? Ba. Realizei trabalhos voluntários como Professora de Matemática na Organização Parceiros da Sociedade em 2013 no Instituto Federal da Bahia - Campus Valença. Participei de quatro projetos de pesquisa na supracitada instituição, sendo um projeto voluntário, realizado no ano 2013, intitulado como ?Estudo de Influência do Mercado de Câmbio do Agronegócio Baiano? orientado pelo Prof. Dr. Marcus Fernandes da Silva. E os demais projetos financiados pelo PIBIC/IFBA/FAPESB. O primeiro destes, realizado entre os anos de 2013-2014, intitulado como ?A Construção da Profissionalidade Docente nos Cursos de Licenciatura do IFBA Valença?, que teve como orientador o Prof. Msc. Lucio André Andrade da Conceição. O segundo projeto, realizado entre os anos de 2014-2015, intitulado como ?Matemática e Música: harmonizando a matemática. O terceiro projeto, realizado entre os anos de 2015-2016, intitulado como Calculadora AMLC na Formação Continuada do Professor de Matemática: reflexões pedagógicas, sendo estes dois últimos projetos orientados pelo Prof. Msc. Antonio Messias Lopes Cruz.

Camila do Valle Soares Cedraz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz(2012). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (2018). 

Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Souza, A. A. de, Sousa, T. C. de, Cedraz, C. do V. S., & de Eça, J. L. M. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DO FUTSAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM MESTRANDOS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A RESEARCH WITH MASTERS UNDER AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 395–414. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.395-414