MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DO FUTSAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM MESTRANDOS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

A RESEARCH WITH MASTERS UNDER AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.395-414

Keywords:

Modelagem Matemática, Prática Docente, Futsal

Abstract

In this experience report, an activity developed with students of a lato sensu graduate course is presented, under the light of Mathematical Modeling (MM), according to the perspective of Biembengut (2016). The purpose of this investigative activity in the context of a sport practice (futsal) was to produce data that culminated in the creation of a mathematical model that met the problem situation: what will be the maximum height that a ball would reach to cover the goalkeeper and go straight to the goal? The modeling activity was developed with five masters, at a public university in the state of Bahia. The data collection instruments used were questionnaires, a field diary and data on the material's production by those involved. The results point to the development of autonomy, due to the effort in the search for knowledge. In addition, the interdisciplinary, innovative and investigative aspect that the activity based on MM provided, mainly because it brought together, in the same educational environment, the theoretical and empirical dimensions, in favor of the construction of mathematized knowledge through a sports practice in the daily life of Basic Education students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alex Almeida de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Estadual de Santa Cruz). Especialista em Matemática Financeira e Estatística (Universidade Candido Mendes). Graduado em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana). Atualmente participa, como membro, do Grupo de Pesquisa Refletir, Planejar, Agir, Refletir em Educação Matemática: Uma espiral dialética para a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos - REPARE em EdMat e do Núcleo de estudos em Educação Matemática de Feira de Santana (NEEMFS/SBEM-BA). Professor de Matemática da Educação Básica nos municípios de Feira de Santana-BA e Ipecaetá-BA. 

Taíze Cardoso de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora de matemática, física e iniciação científica no Colégio Estadual Professor Isaías Aleixo pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em educação musical, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação musical, física, matemática. Minha formação acadêmica inclui a: Licenciatura em Matemática, Pós Graduação em Ensino de Matemática e Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Atuei como responsável do Centro Especializado de Pesquisas Acadêmicas no Instituto Federal da Bahia - Campus Valença. Realizei estágio extra curricular de Ressignificação da Dependência de Matemática e Ciências Naturais, financiado pela Secretaria de Educação ? BA, no Colégio Estadual Ruy José de Almeida, localizado na cidade de Laje-Ba como também no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins e no Colégio Estadual João Cardoso da Silva, ambos na cidade de Valença ? Ba. Realizei trabalhos voluntários como Professora de Matemática na Organização Parceiros da Sociedade em 2013 no Instituto Federal da Bahia - Campus Valença. Participei de quatro projetos de pesquisa na supracitada instituição, sendo um projeto voluntário, realizado no ano 2013, intitulado como ?Estudo de Influência do Mercado de Câmbio do Agronegócio Baiano? orientado pelo Prof. Dr. Marcus Fernandes da Silva. E os demais projetos financiados pelo PIBIC/IFBA/FAPESB. O primeiro destes, realizado entre os anos de 2013-2014, intitulado como ?A Construção da Profissionalidade Docente nos Cursos de Licenciatura do IFBA Valença?, que teve como orientador o Prof. Msc. Lucio André Andrade da Conceição. O segundo projeto, realizado entre os anos de 2014-2015, intitulado como ?Matemática e Música: harmonizando a matemática. O terceiro projeto, realizado entre os anos de 2015-2016, intitulado como Calculadora AMLC na Formação Continuada do Professor de Matemática: reflexões pedagógicas, sendo estes dois últimos projetos orientados pelo Prof. Msc. Antonio Messias Lopes Cruz.

Camila do Valle Soares Cedraz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz(2012). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (2018). 

Published

2021-12-14

How to Cite

Souza, A. A. de, Sousa, T. C. de, Cedraz, C. do V. S., & de Eça, J. L. M. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DO FUTSAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM MESTRANDOS SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A RESEARCH WITH MASTERS UNDER AN INTERDISCIPLINARY PERSPECTIVE. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 395–414. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.395-414