RECURSOS TECNOLÓGICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA: O USO DE CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIBAN
  • Maria Célia Pimentel de Carvalho Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIBAN

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.89-114

Resumen

Neste artigo discutimos resultados de uma pesquisa que envolveu observação de aulas de Matemática dos anos iniciais de escolaridade. Tal pesquisa investigou a prática de professores, em particular quanto à utilização que fazem de recursos tecnológicos. A metodologia foi qualitativa seguindo princípios para pesquisar pela teoria da complexidade de Edgar Morin, segundo indicativos levantados por Moraes e Valente. A investigação se desenvolveu em fases: pesquisa documental e em campo, numa escola municipal de São Paulo, com a observação de encontros de formação em serviço na escola e da ação didática em dezesseis aulas do 5º ano. Os dados foram coletados por questionário, entrevistas semiestruturadas; registros em vídeo, áudio, imagem e pelo “diário de bordo” da pesquisadora. A análise das aulas observadas foi interpretativa utilizando categorias relacionadas às rotinas de aula, às interações com os alunos, à forma de desenvolvimento dos conteúdos matemáticos e aos recursos tecnológicos mobilizados. Neste texto discutimos resultados da observação de aulas nas quais a
calculadora foi utilizada. Os resultados indicaram predominância no uso dos recursos tecnológicos convencionais e para o desenvolvimento de técnicas, especialmente as calculatórias com números naturais, explorando o campo aditivo e multiplicativo. A calculadora foi inserida nas aulas, sobretudo para verificação de cálculos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-11-16

Cómo citar

Costa, N. M. L. da, & Carvalho, M. C. P. de. (2020). RECURSOS TECNOLÓGICOS EM AULAS DE MATEMÁTICA: O USO DE CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(4), 89–114. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.4.89-114