CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.415-440

Palavras-chave:

Proposição de Problemas. , Resolução de Problemas. , Semiótica Peirceana. , Ensino Médio.

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar conhecimentos dos alunos na relação entre a ação e a produção de signos na proposição e resolução de problemas matemáticos, pautados em temáticas de suas realidades e de seus interesses. Considerando os procedimentos relativos à Proposição de Problemas e à Resolução de Problemas presentes na literatura e os elementos pertencentes à semiótica de Peirce focados na semiose, nos debruçamos na proposição e resolução de um problema por alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de um colégio público do interior de São Paulo. As gravações em áudio dos grupos na proposição e resolução do problema e na plenária, bem como registros escritos e fotografias compuseram os dados que analisamos. Por meio da análise qualitativa da ação e produção de signos dos alunos em dois episódios - proposição de problemas e resolução de problemas - estruturada via Árvores de Associação de Ideais, evidenciamos que a semiose não é limitada e está atrelada ao avanço dos alunos tanto na proposição, quanto na resolução e possível reformulação do problema, de modo que conhecimentos sobre a situação presente no problema, sobre a dinâmica de sua resolução e a Matemática necessária para uma solução se articulam às experiências dos alunos.

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Biografia do Autor

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Magistério Superior, Classe Adjunto, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Licenciado em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (atual Universidade Estadual do Paraná) - 2010. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2016). Vice-diretor da SBEM-PR.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Possui Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Tatiane Cristine Pessoa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campi Cornélio Procópio e Londrina

Marina Cunha Ferreira Gaioto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campi Cornélio Procópio e Londrina

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Tortola, E., Pessoa da Silva, K. A., Pessoa, T. C., & Cunha Ferreira Gaioto, M. (2023). CONHECIMENTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PROPOSIÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 415–440. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.415-440

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática