O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.228-250

Palavras-chave:

Educação Matemática., Situações-problema. , Aprendizagem significativa., Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal verificar as contribuições do ensino de função afim por meio da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática em turmas do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual localizada na área irrigada do município de Petrolina – PE, com um total de 41 alunos participantes. Para a realização deste trabalho de caráter qualitativo, utilizou-se de diário de campo para anotar todos os relatos, dúvidas e avanços de cada aluno durante a intervenção, a qual seguiu as dez etapas da Resolução de Problemas, conforme sugerida por Onuchic e Allevato (2011). Após a análise dos dados obtidos, os resultados apontaram que o ensino, por meio desta metodologia, atrelada a situações-problema presentes no cotidiano dos alunos, proporcionou uma mudança no comportamento dos envolvidos, ao despertar interesse para aprender mais, tanto nos alunos, quanto na professora-pesquisadora. A Resolução de Problemas se mostrou como uma estratégia eficaz, contribuindo, de maneira positiva, na aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Lucília Batista Dantas Pereira, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta do Colegiado de Licenciatrura em Matemática

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Silva , K. de S. ., & Pereira, L. B. D. (2023). O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS . Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 228–250. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.228-250

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática