RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO MAPEAMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.207-227

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. , Ensino e Aprendizagem. , Educação Básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar, a partir de pesquisas existentes, o quanto o uso da Resolução de Problemas no ensino da Matemática, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes. Para que isso fosse possível, foram selecionadas teses e dissertações, do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicadas entre os anos de 2010 e 2019, para a composição do corpus de análise. A escolha dessas pesquisas teve como critério o uso da Resolução de Problemas, e estudantes dos Anos Finais da Educação Básica como sujeitos de investigação. As análises seguiram critérios estabelecidos, como o contexto das pesquisas e principais resultados obtidos. Por meio dessas pesquisas foi possível verificar que o uso da metodologia da Resolução de Problemas pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Finais da Educação Básica, apesar de, inicialmente, serem apresentadas algumas dificuldades pelos estudantes na compreensão do enunciado das situações propostas, podendo ser solucionadas por meio da mediação e orientação dos professores no desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 35-52.

ALMEIDA, C. G. de. Modelagem na Educação e Resolução de Problemas: possíveis articulações e tensionamentos teóricos com base em pesquisas recentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2021.

ARAÚJO, N. K. S. Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2015.

CAMPOS, V. G. S. Matemática e Cotidiano: processos metacognitivos construídos por estudantes da EJA para resolver problemas matemáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2017.

CHI, M. T. H.; GLASER, R. A capacidade para solução de problemas. In: STERNBERG, R. (Org.). As capacidades intelectuais humanas: uma abordagem em processamento de informação. Tradução: BATISTA, D. Porto Alegre: Artes Médicas, p.249-275, 1992.

COSTA, A. A. Estratégias adotadas para a Resolução de Problemas Geométricos: o caso dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Aracajú-SE. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2014.

CYBIS, A. C. Resolução de Problemas Multiplicativos: análise de processos heurísticos de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.

DELAZERI, G. R. A competência de Resolução de Problemas que envolvem o pensamento algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Rio Grande do Sul, 2017.

FERNANDES, J. A. da S. Ensino e aprendizagem de divisibilidade através da Resolução de Problemas: experiências com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2016.

GEHRKE, T. T. Trilhos matemáticos como contexto para o ensino e a aprendizagem de geometria espacial com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2017.

GOMES, G. dos S. S. A Função Afim Através da Resolução de Problemas: um estudo de caso analisando os registros de representação semiótica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

GOULART, A. M. A. A aprendizagem significativa de Sistemas de Equações do 1º grau por meio da Resolução de Problemas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

HÜBNER, M. C. S. Educação Matemática: processo de Resolução de Problemas no contexto escolar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2010.

KRAMM, D. de Lima. Resolução de Problemas: possíveis relações entre raciocínio lógico e desempenho em Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

LIMA, L. dos S. O ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: investigando estratégias dos alunos do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

LOPES, Ana Vieira, BERNARDES, Antonio, LOUREIRO, Cristina, VARANDAS, José Manuel, OLIVEIRA, Maria José C. de, DELGADO, M. José, BASTOS, Rita, e GRAÇA, Teresa. Actividades Matemáticas na sala de aula. 4. ed. 2. reimp. Lisboa: Texto Editores, 2005.

MATSUDA, F. F. de S. Um ensino de Equações do 1º grau com uma incógnita via Resolução de Problemas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2017.

MEIRA, G. G. Comunicação e Resolução de Problemas utilizando o Modelo Van Hiele para exploração geométrica em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

MELO, S. G. dos S. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética: um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Aracajú. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2015.

NEVES, K. C. R., COSTA, L. P. da, KATO, L. A. A Metodologia da Resolução de Problemas no processo de ensino e de aprendizagem nos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.3, n.5, jul.-dez. 2014.

ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1999, p. 199-218.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PITA, A. P. G. A ideia de função por meio da Resolução de Problemas: narrativas da Educação de Jovens e Adultos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2016.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

SANTANA, J. E. B. O Uso da Calculadora Científica na Resolução de Problemas Matemáticos nas Aulas de Matemática do Ensino Médio: investigando concepções e explorando potencialidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

SANTOS, E. de V. Contribuições da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas ao processo de ensino e aprendizagem da Combinatória nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

SCHOENFELD, A. Mathematical Problem Solving. London: Academic Press Inc. LTDA, 1985.

SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K., JR. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New directions for elementar school mathematics. Reston: NCTM, p.31-42, 1989.

SEGANTINI, C. Problemas recreativos na obra O Homem que calculava, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2015.

SENA, M. R. Resolução de Problemas Algébricos: uma análise à luz dos Três Mundos da Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, J. de A. Resolução de Problemas e Representações Múltiplas no ensino de Sistemas de Equações Polinomiais do 1º grau com duas incógnitas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2019.

SILVA, J. R. da. A produção de problemas de multiplicação pode ajudar na sua resolução? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, M. A. Resolução de Problemas Algébricos: uma investigação sobre estratégias utilizadas por alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Aracajú – SE. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2014.

SILVA, S. V. P. da. Ideias Significados da Multiplicação e Divisão: o processo de aprendizagem via Resolução, Exploração e Proposição de problemas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

SOUZA, A. C. P. de. Análise Combinatória no Ensino Médio apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

SOUZA, A. E. O Lúdico Associado à Resolução de Problemas e Jogos no Ensino e Aprendizagem de Funções: uma abordagem diferenciada. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.

STANIC, G. M. A.; KILPATRICK, J. Historical perspectives on problem solving in the mathematics curriculum. The teaching and assessing of mathematical problem. Reston-VA: NCTM e Lawrence Erlbaum, p.1-22, 1989.

TORTORA, E. Resolução de problemas geométricos: um estudo sobre conhecimentos declarativos, desenvolvimento conceitual, gênero e atribuição de sucesso e fracasso de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2014.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

VARGAS, C. V. de. O ensino e a aprendizagem da Progressão Aritmética através da Resolução de Problemas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

WATABE, L. Características da Resolução de Problemas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Guerreiro de Almeida, C., & Madruga, Z. E. de F. . (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DO MAPEAMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 207–227. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.207-227

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática