ENSINO DA GRANDEZA VOLUME POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.461-479

Palavras-chave:

Educação matemática. , Ensino de matemática. , Resolução de problemas.

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência desenvolvida por meio da exploração e resolução de problemas para a construção do conceito de volume com alunos do 6º e 7º do ensino fundamental. O caminho metodológico desse trabalho seguiu as orientações do design research, um tipo de metodologia qualitativa, que inclui três fases de uma investigação na modalidade de experiência de ensino: a preparação da experiência, a experimentação em sala de aula e a análise retrospectiva. Para isso, elaboramos uma proposta de ensino por meio da exploração e resolução de problemas sobre conteúdo de volume do prisma e do cilindro. O referencial teórico adotado traz discussões sobre   resolução de problemas e sua importância no ensino de matemática, como também sobre construção de conceitos. Os resultados apontaram que os alunos que participaram do experimento de ensino apresentaram compreensão do conceito de volume, e se mostraram motivados ao participar das atividades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineide de Sousa Jucá, universidade do Estado do Pará

 Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT)

Professora adjunta do departamento de Matemática, Estatística e Informática  da Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED

Professora formadora do Centro de Formação dos profissionais da Educação da Secretaria de Educação do Estado do Pará

Professora orientadora do Clube de Ciências da Univeridade Federal do Pará.

Ninarosa Tavares da Costa, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista. Especialização em MBA em Gestão Tributária pela Universidade da Amazônia - UNAMA 

Discente do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Membro  do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da Universidade do Estado do Pará - GPEMAT.

Professora estagiária do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará 

Kymberli Luana Santos Ramos, Universidade do Estado do Pará

Licenciada no curso de Matemática pela Universidade do Estado do Pará. 

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMAT) da Universidade do Estado do Pará.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FIGUEIREDO, A.P.N.; BELLEMAIN, P.M.B.; TELES, R.A.M. Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 28, n. 50, 2014

SILVER, C. E. H. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, Vol. 16, n. 3, September, 2004

JESUS, A. M., & SERRAZINA, L. Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade. Quadrante, 14(1), 3-35, 2005

LESTER, Frank; CAI, Jinfa. Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from Thirty Years of Research. In: Posing ans Solving Mathematical Problems: advances and perspectives. Buenos Aires: Springe, 2015

MOLINA, M.; CASTRO, E.; CASTRO, J. L. M. E. Teaching experiments within design research. The International Journal of Interdisciplinary Social Sciences: Annual Review vol.2, 4. Common Ground Research Networks, 2007. p.435-440

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS MATHEMATICS. An Agenda for Action. Reston: NCTM, 1980.

ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? Anais da IV jornada de Educação Matemática. Universidade de Passo Fundo, 2012

ONUCHIC, L. de la R., ALEVATTO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H. e JUSTULIN, A.M. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 2ª edição. São Paulo: Editora paco, 2021

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73- 98, dez. 2011

ONUCHIC, L. de la R.; PIRONEL, M. JUCÁ, R.S. Problemas na Sala de Aula de Matemática: Propor para ensinar; resolver para aprender. Revista Cocar. Edição Especial. N.14. Dossiê: Tendências de Educação Matemática, 2022 p.1-17

POLYA, G. Arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006

PROENÇA, M. C. DE, & MAIA-AFONSO, ÉRIKA J. Resolução de problemas: análise de propostas de ensino em dissertações de mestrado profissional. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 2020, p.180–201.

SCHOENFELD. A. H. How We Think. Revista Tópicos Educacionais. v. 18, n. 1-2, 2012

SCHOENFELD. A. H. Learning to Think Mathematically: Problem Solving, Metacognition, and Sense Making in Mathematics. Handbook of Research in Mathematics Teaching and Learning, 1992

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New Directions for

Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p.31 – 42

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba, Editora da UFPR: 2009

VERGNAUD, G. Théorie des Champs Conceptuels. Recherches en Didáctique des Mathématiques. vol. 10, n. 2, 3. France, 1990.

VERGNAUD, G. Activité et connaissance operatoire. Bulletin de l’association des professeurs de Mathématique. Février, 307. France, 1977. p.52-65

VYGOTSKY, L.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 16. ed. São Paulo: ícone, 2017.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

Jucá, R. de S., Costa, N. T. da ., & Ramos, K. L. S. . (2023). ENSINO DA GRANDEZA VOLUME POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 461–479. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.461-479

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.