TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.198-222

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Formação inicial, Formação continuada, Professores de Matemática

Resumo

A formação de professores é um tema que necessita atenção contínua, pois o professor atua em um contexto social, que sofre transformações. Com o advento das tecnologias, dentre os diferentes vieses, a formação tecnológica ganha evidência. No presente artigo tem-se por objetivo investigar o uso das tecnologias digitais (TD) como estratégia metodológica na prática docente em sala de aula e na formação de professores de matemática. Para isso, realizou-se um mapeamento de trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2016 à 2021, a fim de identificar o que se tem produzido sobre o tema. Para análise dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam a necessidade dos cursos de formação inicial de professores enfatizar o viés tecnológico. Sugere-se a formação continuada como uma alternativa para o aprofundamento da formação inicial, enriquecendo a prática docente para/com o uso das TD, mesmo que ainda hajam desafios quanto a precariedade e acessibilidade dos recursos tecnológicos.

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Biografia do Autor

Robson Kleemann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Educação em Ciências pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande); Mestre em Matemática (PROFMAT) pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul); Especialista em Educação Interdisciplinar pela IDEAU (Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai); Especialista em Educação, Formação e Desenvolvimento Regional Sustentável pela FAMPER (Faculdade de Ampére); Licenciado em Matemática pela FAF (Faculdade da Fronteira); Licenciado em Química pela UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Atualmente sou membro dos Grupos de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE" pelo PPGEC da FURG. Tenho experiência docente na Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e no Ensino Superior. Sou professor efetivo na rede estadual de Santa Catarina, atuando nas disciplinas de Matemática e Química. Desenvolvo pesquisas nas seguintes áreas: Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Ensino de Ciências e Matemática. Interdisciplinaridade.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de matemática e modelagem matemática.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Kleemann, R., & Costa Machado, C. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 198–222. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.198-222

Edição

Seção

Artigos Científicos