PROGRAMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AS NOÇÕES DE VARIÁVEIS DEPENDENTE E INDEPENDENTE NA FUNÇÃO AFIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.287-310

Palavras-chave:

Educação matemática, Resolução de Problemas, Registro Computacional, Scratch

Resumo

Apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa com fins exploratório fundamentada teoricamente na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e que teve como objetivo geral investigar as possíveis contribuições proporcionadas pelo uso da programação no ensino-aprendizagem de função afim. A pesquisa inclui a aplicação e análise de uma experiência didática realizada em 2021 com onze estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do Município de Teixeira de Freitas, Bahia. Nessa experiência, aplicamos uma sequência didática para o ensino do conceito de função afim em que os estudantes tiveram que resolver problemas utilizando a linguagem de programação Scratch. Da análise dos dados referentes a uma atividade dessa sequência, concluímos principalmente que as conversões envolvendo representações na língua natural e nos registros algébrico e computacional contribuem para compreensão de aspectos relacionados ao conceito de função afim, tais como a noção de variável, a relação de dependência entre grandezas, o uso de letras ou comandos para representar possíveis valores numéricos e também a realizar generalizações.

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Biografia do Autor

Mônica Romana de Oliveira Santos, Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, Teixeira de Freitas – BA, Brasil

Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2003) com mestrado em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, das disciplinas de Matemática e Geometria do Ensino Fundamental e Médio no Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, Teixeira de Freitas - BA.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Romana de Oliveira Santos, M., & Fassarella, L. S. (2023). PROGRAMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AS NOÇÕES DE VARIÁVEIS DEPENDENTE E INDEPENDENTE NA FUNÇÃO AFIM. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 287–310. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.287-310

Edição

Seção

Artigos Científicos